Até que enfim, depois de mais de um mês fora do ar, o X (antigo Twitter) voltou a funcionar no Brasil. A saga teve início quando Elon Musk, dono da plataforma, se recusou a informar dados e bloquear contas de usuários apontados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como compartilhadores de fake news e discurso de ódio.
Com a recusa, o presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, ordenou o pagamento de multas e prisão do representante legal no Brasil em caso de descumprimento.
Musk dobrou a aposta e fechou o escritório da empresa no Brasil. Moraes então contra-atacou e bloqueou as contas da Starlink, outra empresa de Elon Musk, e autorizou o bloqueio do X no Brasil. De forma beeeeem resumida, foi isso que aconteceu.
Depois de mais de um mês, Musk se curvou ao judiciário brasileiro, bloqueou os perfis solicitados, repassou os dados, pagou as multas que somam cerca de R$ 28,6 milhões, nomeou uma representante no Brasil e pediu a volta da plataforma.
Após a confirmação das informações solicitadas, o X está próximo de ser restabelecido no Brasil, além de ter suas contas desbloqueadas.
Enquanto isso, muitos usuários migraram para plataformas concorrentes, como o Threads (da Meta) e o BlueSky. Mas a saudade do X sempre bateu mais forte e, com o retorno, a rede foi inundada de comemorações e – claro – memes!
No entanto, nem todos já estão conseguindo acessar a plataforma. Isso por questões técnicas, já que todos os mais de 20 mil provedores nacionais devem realizar esse desbloqueio manualmente, reconfigurando seus sistemas.
E você, estava com muitas saudades do X? Me conta no meu X @mbsander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!