O pilates tem o seu pilar no trabalho de mobilidade das articulações, fortalecimento muscular e controle motor que envolve a parte de coordenação dos movimentos e do equilíbrio. Portanto, com a prática, as dores tensionais, por exemplo, tendem a diminuir e até mesmo serem abolidas – com os exercícios adequados e específicos para cada caso. Além disso, promove bem-estar durante e após a prática devido à liberação hormonal.
Esta prática versátil não só fortalece o corpo, mas também nutre o bem-estar mental, proporcionando benefícios que vão além do físico. Tanto o pilates com aparelhos (somente com Fisioterapeuta) ou Pilates Solo (com a bola Suíça) que pode ser ministrado por Profissional de Educação Física.
Diversos estudos mostram benefícios do pilates para a saúde, que vão desde melhorar a resistência e flexibilidade muscular, reduzir a dor crônica e diminuir a ansiedade e a depressão. O Pilates não é um exercício de alta intensidade, por isso, não proporciona um alto gasto calórico.
Eu recomendo a prática do Pilates duas vezes por semana. Contudo, praticando uma vez por semana você definitivamente verá resultados, apesar de demorar um pouquinho mais, eu diria em torno de dois meses.
Que tal fazer algo novo? Depois me conta, beijinhos da Fe!