Não é surpresa para ninguém que o Instagram tem valorizado a produção de vídeos na plataforma — sobretudo verticais, os reels, muito semelhantes às gravações do seu concorrente, o TikTok.
Além dos usuários, os produtores de conteúdo e influenciadores também perceberam a mudança e decidiram se manifestar contra a rede social nas últimas semanas. Com a frase “Faça o Instagram ser Instagram de novo. Pare de tentar parecer o TikTok, eu só quero ver fotos fofas dos meus amigos”, celebridades do mundo todo vêm aderindo ao protesto para que o Instagram pare de tentar copiar o Tiktok.
Até uma petição online foi criada no site Change.org pedindo o retorno da linha do tempo cronológica e do algoritmo que favoreça as imagens.
Em resposta, o Instagram disse que, apesar das reclamações, a rede social seguirá com o foco na distribuição de vídeos e que muitas das mudanças vistas pelos usuários ainda estão em fase de testes.
Embora o foco seja em vídeos, é claro que as fotos continuarão tendo sua relevância. Afinal, postamos muito mais fotos do que vídeos.
E você, o que acha dessa polêmica? é mais do vídeo ou mais da foto? Quer um Instagram mais parecido com o Tiktok ou prefere aquele Instagram antigão, só de fotos mesmo?
Me conta no instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!