Dra. Kesley Couto, ginecologista e mastologista, coordenadora do projeto Outubro Rosa em Araruama falou ao Portal Costa do Sol sobre a Campanha e os cuidados que as mulheres devem ter em relação aos exames das mamas.
-A campanha do Outubro Rosa aqui em Araruama está a todo vapor. Estou indo em todas as Policlínicas e Postinhos aqui do Município, fazendo os exames de todas as mamas e pedindo todos os exames de mamografia, que são importantíssimos para se detectar o câncer bem no início. Todas as pacientes já saem com as mamografias autorizadas e as mamas examinadas, disse a médica.
Dra. Kesley Couto faz um alerta sobre o aumento significativo dos casos de câncer de mama.
-Com o passar da pandemia, desde 2020, os casos de câncer de mama estão aumentando demais, chegam até mim em proporções muito aumentadas, os tumores bem grandes. O câncer, quando detectado no início, tem cura. Mas, o que estamos vendo agora são tumores muito grandes e que as pacientes só têm condição de fazer apenas 1 quimioterapia e depois fazer a retirada total da glândula mamária, esclarece a médica.
Segundo dra. Kesley, as expectativas para este ano são muito ruins.
-Para se ter uma ideia, a cada 36 minutos morre uma paciente vítima do câncer de mama. Isso é muito preocupante para todos nós. Agora, terminando a pandemia, a gente está vendo os casos que não foram tratados nesses dois anos, lamenta.
Neste sábado, 22 de outubro, será o Dia D da Campanha do Câncer de Mama aqui em Araruama.
-Quero convidar todas as pacientes e mulheres para dia 22, o Dia D da Campanha do Câncer de Mama aqui em Araruama, na Praça da Bíblia, a partir das 9h:30min para uma caminhada. Vamos ter também o ‘expresso da saúde’ e o ônibus para realizar a tomografia de todas as mulheres que precisarem. Eu também estarei fazendo exame em todas as mulheres durante o evento. Isso é muito importante, quem puder ir vai ser atendida por mim e fazer a mamografia lá na mesma hora, finalizou.
Por Renata Castanho