Em funcionamento desde março, a Casa do Trabalhador em Araruama tem dado apoio a quem procura e oferece vagas de emprego entre outros serviços como seguro desemprego e carteira de trabalho digital.
A Casa do Trabalhador é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Araruama, com o objetivo de inserir e reinserir o cidadão no mercado de trabalho através de políticas de trabalho, emprego e geração de renda, estimulando a formação e a qualificação da população.
“Dentro da oferta de serviços estão orientações sobre primeiro emprego, estágio, elaboração de currículo, atendimento ao jovem trabalhador, atendimento à mulher trabalhadora, entre outros”, explicou Diógenes Alves Ramos, responsável pelo setor jurídico da unidade Araruama.
Em Araruama a Casa do Trabalhador está realizando um censo para levantar dados sobre a atual situação da população com relação ao mercado de trabalho e outros fatores sociais. Agentes de empregabilidade da unidade, uniformizados, estão fazendo as pesquisas com moradores. Os dados são inseridos, com segurança, diretamente no sistema do Mais Trabalho RJ.
O sistema Mais Trabalho RJ é unificado e funciona em todo o Estado do Rio de Janeiro impulsionado a empregabilidade e encurtando as distâncias entre quem procura e quem oferece trabalho. Tanto quem procura emprego como as empresas podem fazer o cadastro no https://maistrabalho.rj.gov.br/ ou pelo aplicativo Mais Trabalho RJ – Trabalhador.
“A oferta e procura por vagas deve ser feita através do site ou aplicativo. Mas como o trabalho ainda está sendo iniciado na cidade, estamos auxiliando os moradores e empresas na realização dos cadastros,” explicou Maria Ignez, Coordenadora da Casa do Trabalhador em Araruama.
Agentes de empregabilidade da unidade também estão visitando empresas da cidade para realizar o cadastro das vagas de trabalho disponíveis.
“Nosso maior objetivo é orientar e fazer a ponte entre quem busca as vagas e quem está oferecendo. Precisamos que a os moradores e empresas interessados façam a adesão ao sistema Mais Trabalho RJ para agilizar essas contratações. As empresas interessadas em divulgar vagas também podem ir até a Casa do Trabalhador”, destacou a coordenadora.
Atualmente a unidade está com vagas para vendedor, barbeiro, vendedor com experiência em informática e frentista com experiência em GNV e cilindro. Os interessados devem comparecer na unidade. A Casa do Trabalhador de Araruama também atende moradores e empresas de Iguaba Grande e Saquarema.
A Casa do Trabalhador funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e fica localizada na Avenida Brasil, n° 50, Centro – Araruama – RJ.
Foto destaque: Foto: Tamirys Mello
Por Fernanda Guterres Santana