Cabo Frio vai se tornar a capital dos Observatórios de Turismo da região Sudeste em novembro. Entre os dias 27 e 29, a cidade vai sediar o Encontro Regional dos Observatórios de Turismo (ERBOT Sudeste). A realização do evento na cidade foi confirmada durante o 9° Encontro Nacional da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, em Blumenau.
Com o tema “Os Observatórios de Turismo como estrutura da gestão pública moderna do Turismo”, o evento vai reunir pesquisadores, profissionais da área e gestores públicos e privados para a troca de experiências, debater inovações em pesquisas e compartilhar boas práticas na gestão de dados do setor.
“Receber o Encontro Regional dos Observatórios de Turismo é uma oportunidade estratégica para Cabo Frio. Será um momento de troca de boas práticas, de análises técnicas e de construção de políticas públicas de Turismo baseadas em dados. Isso fortalece a gestão pública do turismo, impulsiona o desenvolvimento econômico local, melhora a experiência de visitantes e moradores, e reafirma nosso compromisso com um turismo sustentável, inteligente e alinhado com os desafios contemporâneos. As pesquisas e os dados são fundamentais para entender o comportamento dos visitantes, planejar ações mais eficientes e tomar decisões baseadas em evidências”, destacou Douglas Schmitt, coordenador do Observatório de Turismo da Prefeitura de Cabo Frio.
O encontro é uma realização da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (Rbot) em parceria com o Observatório do Turismo de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.