Município recebeu, nessa terça-feira (19), mais de 50 representantes do estado para discutir políticas de prevenção contra o avanço do vírus no Rio de Janeiro
Melhorar a qualificação de acesso às Profilaxias Pós e Pré (PEP e PrEP) de Exposição ao HIV/Aids e debater novas estratégias para conter o avanço do vírus no estado foi o principal objetivo do Encontro Regional realizado pela gerência de IST/Aids da Secretaria de Estado de Saúde (SES) nessa terça-feira (19). O evento, realizado no auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/campus Cabo Frio, reuniu representantes de 11 municípios da Baixada Litorânea e Metropolitana II para a ministração de palestras e rodas de conversas sobre o tema.
Estiveram presentes 57 coordenadores municipais de IST/Aids e profissionais de saúde envolvidos no atendimento de pacientes portadores do HIV no Sistema único de Saúde (SUS) de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Saquarema, Iguaba e São Pedro da Aldeia, além de Cabo Frio.
Ao longo de todo o dia, os participantes mantiveram o foco no fortalecimento de estratégias para implementação de políticas públicas da prevenção combinada em todo o estado do Rio de Janeiro, baseadas no aumento preocupante de pessoas reagentes ao HIV em todo país. A partir do encontro, os municípios se comprometeram em desenvolver e aplicar melhorais de atendimento aos portadores do vírus e métodos de prevenção para conter o avanço da doença.
Neste sentido, a PEP atua como uma medida de emergência, geralmente utilizada após uma possível exposição ao vírus, como em casos de violência sexual ou acidentes com agulhas, enquanto a PrEP é um método preventivo tomado antes da exposição, por pessoas com risco aumentado de contrair o HIV, como nos casos em que se convive com portadores do vírus.
Segundo o coordenador municipal de IST/Aids da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, Marcelo Domingues, um dos motivos para o município ser escolhido como sede do encontro de 2025 (que é anual) é o resultado positivo acerca do atendimento realizado para os assistidos. Em Cabo Frio, o Hospital Dia é referência de atendimento humanizado a pessoas portadoras do vírus da Aids. Atualmente, a unidade realiza cerca de 30 atendimentos mensais de Profilaxia PEP a atende mais de 1,3 mil pacientes em terapia antirretroviral (TARV).
“Tivemos a oportunidade de fazer deste encontro um espaço para troca de experiências e esclarecimento de pontos difusos sobre a prevenção combinada, buscando alinhar uma oferta qualificada dessas tecnologias de prevenção no SUS. Em Cabo Frio, estamos buscando um atendimento cada vez mais qualificado e esse aprimoramento nos faz, hoje, um município referência sobre estratégias nas profilaxias de prevenção ao HIV”, afirmou ele.