Instituição do comitê é uma das normas previstas pela Vigilância Sanitária
As unidades hospitalares de Cabo Frio a partir de agora contam com o Comitê Municipal Transfusional para gestão e distribuição de sangue no município. A reativação do órgão é de extrema importância para o monitoramento e segurança do serviço prestado ao pacientes por meio da Agência Transfusional.
A Agência Transfusional é uma unidade hemoterápica que esta localizada no Hospital São José Operário. Ela funciona em parceria com o Hemolagos, banco de sangue da região. Por meio da Agência, o município é responsável pela captação de sangue no Hemolagos, além de realizar a busca por doadores para pacientes internados e realizar exames imuno-hematológicos pré-transfusionais.
O comitê foi instituído em 2002, quando entrou em vigor a norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Depois disso, a única reunião realizada foi em 2018. A situação, segundo o governo municipal, estava em desacordo com a exigência prevista na Resolução RDC nº 343, de 13 de dezembro de 2002, que determina que os serviços de hemoterapia nas dependências do município, por meio da agência, devem constituir um Comitê Transfusional.
“Instituir comitê é um avanço para a nossa gestão, prestação de serviço e cuidado com os pacientes atendidos pela nossa rede hospitalar. Esse ano começamos a seguir o cronograma e todos os envolvidos estão participando. Por meio do comitê conseguiremos aumentar a segurança transfusional, melhorar as práticas na nossa instituição, otimizar o uso de hemocomponentes, reduzir erros, estar de acordo com as exigências legais, entre outros”, explica Flávia Cunha, diretora administrativa da Agência Transfusional.
Por conta da pandemia, desde agosto de 2020 a coleta é feita com hora marcada, de segunda a quarta-feira, das 8 às 15h, para evitar aglomeração na sala de espera. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta, das 8 às 17h, pelo WhatsApp (22) 99774-7988. O Hemolagos fica na rua Barão do Rio Branco, nº 88, bairro Passagem, Cabo