Cabo Frio realiza ação do CadÚnico para responsáveis e alunos da Escola Municipal Professor Edilson Duarte

Ação que acontece no prédio da escola na sexta (28), das 9h às 15h, é para participação dos estudantes no projeto “Acessuas Trabalho na Escola”

A Prefeitura de Cabo Frio realiza, na sexta-feira (28), das 9h às 15h, a atualização e o cadastramento no CadÚnico dos responsáveis e dos estudantes da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, no Jardim Caiçara. A inclusão no sistema federal é um dos critérios de participação no projeto “Acessuas Trabalho na Escola”, cujo projeto-piloto será iniciado em junho com os estudantes.

A iniciativa é uma parceria entre o programa Acessuas Trabalho; o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da Praia do Siqueira e a equipe do CadÚnico. Os documentos são necessários para todos os familiares da residência, tanto para atualização quanto para primeiro cadastro.

“Por ser um instrumento do Governo Federal, o Programa Acessuas Trabalho necessita que as famílias com perfil para participar das oficinas estejam inseridas no CadÚnico. Além disso, é fundamental que elas mantenham o cadastro atualizado para que tenham garantidos direitos que têm como prerrogativa constar do sistema federal”, explicou a coordenadora do Programa Acessuas Trabalho Cabo Frio, Marluce Ferreira.

Para os adultos é preciso apresentar identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de residência atual, que pode ser no nome de alguém da casa, caso não esteja no nome do titular do benefício. Para as crianças, é necessário apresentar certidão de nascimento; declaração escolar e; para crianças de zero a sete anos, o cartão de vacina.

Segundo a equipe do CadÚnico, para cadastro novo é necessário apresentar originais e cópias dos documentos citados e para atualização de cadastro apenas os originais. As cópias são necessárias apenas quando for incluir alguém da residência.

Projeto-piloto no Edilson Duarte

A iniciativa é uma ação entre a Secretaria de Assistência Social, por meio da Coordenação do Programa Acessuas Trabalho Cabo Frio da Superintendência de Proteção Social Básica, e a Secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria de Formação Continuada da Gestão Educacional da Secretaria de Educação (Geduc).

O projeto consiste ofertar a oficina “De olho no Meu 1º Emprego”, que acontece em quatro encontros, sendo um por semana, no contraturno escolar. Há ainda um módulo extra de visitação a espaços corporativos para quem completar os quatro encontros.

As oficinas serão realizadas às segundas, nos dias 5, 12, 19 e 26 de junho, no período da manhã; e às terças, nos dias 6, 13, 20 e 27, no período da tarde. A visitação aos espaços corporativos será nos dias 3 e 4 de julho.

No último encontro, que é o módulo quatro, haverá o sorteio de bolsa integral para curso profissionalizante no Instituto Ser de Qualificação e no Cebrac Cursos Profissionalizantes. Além disso, todos os alunos que completarem as oficinas terão 50% de desconto em qualquer curso das instituições parceiras do projeto.

Acessuas Trabalho Cabo Frio

O Acessuas Trabalho Cabo Frio é vinculado à Superintendência de Proteção Social Básica (SPSB), órgão ligado à Secretaria de Assistência Social. Segundo o Governo Federal, “o Programa Acessuas Trabalho se propõe a desenvolver ações voltadas para a garantia de direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social a partir do acesso a serviços e da inclusão no mundo do trabalho”.

O Acessuas Trabalho é voltado para orientações e oficinas relacionadas ao universo do trabalho. O programa federal não oferta cursos profissionalizantes nem encaminha para vaga de emprego.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia