Alunos de nove escolas municipais exploram a educação financeira e a gestão responsável do dinheiro em competição nacional
A rede municipal de ensino de Cabo Frio está participando da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF), uma iniciativa nacional e gratuita que busca promover o conhecimento sobre finanças entre estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A ação é realizada em parceria pelo Tesouro Nacional e pela B3, com apoio do Ministério da Educação (MEC).
O objetivo da olimpíada é educar, engajar e empoderar os estudantes. Por meio de competições e atividades práticas, os alunos aprendem sobre finanças pessoais, investimentos e economia, despertando o interesse pela gestão financeira e se preparando para tomar decisões conscientes no futuro.
Em Cabo Frio, estão inscritas nove unidades escolares: Escola Municipal Alfredo Castro, Escola Municipal Professor Edilson Duarte, Escola Municipal Edith Castro, Escola Municipal Evaldo Salles, Escola Municipal Justiniano de Souza, Escola Municipal Professora Márcia Francesconi, Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, Colégio Municipal Rui Barbosa e Escola Municipal Professora Amena Mayall.
“Neste ano, decidimos preparar nossos alunos com antecedência para a OLITEF. Criamos grupos de estudo desde abril, utilizando materiais disponibilizados pela olimpíada e recursos digitais como o Google Classroom. O objetivo foi mostrar que a educação financeira vai muito além da matemática: envolve também história, geografia e conhecimentos gerais. Os alunos se engajaram, estudaram no contraturno, participaram de simulados e se dedicaram bastante. A experiência foi tão positiva que já pensamos em ampliar o trabalho no próximo ano, para que toda a escola esteja envolvida, assim como acontece na OBMEP”, celebra o professor Luiz Fernando Braga, da Escola Municipal Evaldo Salles.