Previsão é de que o resultado seja divulgado na segunda quinzena de janeiro
O município de Cabo Frio inicia 2023 realizando o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano. A ação consiste em um método simplificado para obtenção de indicadores que permitem conhecer a distribuição do mosquito que transmite a dengue, chikungunya, zika e febre amarela no município.
Os agentes de endemias já estão percorrendo os bairros da cidade para identificar como está proliferação do mosquito. A ação acontece até a próxima quarta-feira (11).
De acordo com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde do município, a previsão é que o resultado seja divulgado na segunda quinzena de janeiro e esses dados irão nortear as ações de combate ao mosquito.
Pelas normas do Ministério da Saúde (MS), o ideal é que o índice de infestação predial do mosquito esteja abaixo de 1% para ser considerado satisfatório. Se a taxa estiver entre 1% e 3,9% é considerado estado de alerta e percentual acima de 3,9%, o órgão federal classifica como risco de surto das doenças transmitidas pelo mosquito.
Além dessa medição, Cabo Frio possui diversas atividades permanentes durante todo o ano. Os agentes de endemias percorrem constantemente os bairros da cidade atuando no controle de focos do mosquito e os criadouros predominantes. A sequência dos trabalhos garantiu o resultado positivo do índice no ano passado.
Mesmo com todas as medidas promovidas pelo poder público, a população deve ficar atenta e realizar as ações de prevenção nos meses iniciais do ano para coibir a proliferação do mosquito nas residências, que são os locais predominantes de focos.
Fonte: Prefeitura de Cabo Frio