Reuniões multisetoriais ocorrem semanalmente para estabelecer as diretrizes e ações do PMS que ficará vigente entre 2026 e 2029
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio promoveu um simpósio, no auditório da UERJ/campus Cabo Frio, entre representantes dos setores que compõem o comitê gestor de elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS) com o objetivo de avançar na consolidação do documento que estabelece as diretrizes do PMS para o quadriênio 2026-2029. O encontro foi o quarto desde o início das reuniões semanais que começaram no dia 10 de junho e objetivam consolidar o documento até o início de agosto.
Durante o simpósio, realizado nessa terça-feira (8), foram apresentados os indicadores e diagnósticos situacionais de cada área da rede pública de saúde de Cabo Frio, além do estabelecimento de diretrizes e ações para transformar os dados em propostas concretas, mensuráveis e alinhadas com as necessidades da população e a capacidade da gestão.
Algumas linhas de ação já foram estabelecidas como prioridade: ampliação das linhas de cuidado com foco em equidade, integrando com vigilância e promoção; fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS) como ordenadora do cuidado, ampliando cobertura e resolutividade e implantação da regulação unificada e informatizada, com priorização baseada em risco.
Presente no simpósio, a secretária de Saúde de Cabo Frio, Beatriz Trindade, falou sobre a importância da elaboração do PMS como uma das principais ferramentas de uma gestão coerente e focada na realidade local do município:
“O Plano Municipal de Saúde é um instrumento que fica para o município, por isso estamos tendo uma análise bem criteriosa e cuidadosa. Ele é um documento democrático, constituído por muitas mãos, de forma que todas as dores dos nossos múltiplos setores sejam ouvidas e supridas de forma real. Saúde pública se constrói em rede, com diálogo, processos em fluxo. Com estes encontros e consultas populares, venceremos os desafios que temos, hoje, muitos dos quais herdados de gestões anteriores, na rede de saúde de Cabo Frio”, afirmou a secretária.
O Plano Municipal de Saúde (PMS) é uma das principais ferramentas do Sistema Único de Saúde (SUS) para planejamento de metas e direcionamento orçamentário do governo municipal, de forma a garantir atenção integral da saúde para a população.
A partir do PMS é elaborada a Programação Anual de Saúde (PAS), responsável por executar, gradualmente, as metas do PMS, com a previsão dos recursos orçamentários a serem executados pelo município. Para consolidação do documento do Plano, o comitê gestor vem trabalhando em várias etapas: a partir de um diagnóstico situacional, busca-se discernir características do município e as necessidades de saúde da população, a partir das quais serão definidos objetivos e metas do planejamento em saúde municipal a serem implantados pela gestão municipal no período vigente (2026-2029), explicitando, com transparência e equidade, os compromissos do governo para o setor saúde.



