Búzios retoma tradicional festa da Padroeira presencial

Foto: Vini Miguel/SECOM Búzios

A lenda conta que a imagem de Sant’Anna foi encontrada no mar por pescadores em 1740, no lugar atualmente conhecido na Praia dos Ossos, e a partir desse dia, não faltou mais pesca para a população buziana.

No contexto em que a imagem foi encontrada, entre 1728 e 1768, o povoado de Búzios foi um importante entreposto de caça às baleias no Brasil colonial.

A praia da Armação era o local onde se localizava a armação baleeira propriamente dita, enquanto a praia dos Ossos era o local onde o processamento das baleias era iniciado, separando-se a carne dos ossos dos animais.

O desenvolvimento da armação baleeira foi uma responsabilidade delegada pela coroa portuguesa ao contratador português Brás de Pina, que teria levantado a Capela de Sant’Anna com pedra, cal e argamassa de óleo de baleia, objetivando homenagear a santa, que teria salvado do naufrágio um barco com escravos.

O relato diz ainda que, durante a construção da capela, a imagem da santa mudava milagrosamente de posição, virando-se em direção ao mar durante a noite, o que fez com que a capela fosse definitivamente construída voltada para o mar.

Com uma história dessas, não tinha como ser diferente. Sant’Anna é a padroeira da Armação dos Búzios e a festa em sua homenagem completou 282 anos de história em 2022.

Em 2019, a festa da Padroeira foi realizada de 17 de julho até 3 de agosto com atividades religiosas, como procissão e reza do terço, shows, recreação infantil, atividades esportivas, missas solenes e queima de fogos.

Após um hiato por conta da Pandemia em 2020 e 2021, a festa voltou neste ano. A abertura foi no último sábado (23).

A programação, que vai até esta terça (26), dia de Sant’Anna, inclui Sandro Andrade, João e Fabrício, Forró de Agustina e Banda, Rayssa Keller e Leandro, Victor Stival, as Buzianas e DJ Léa em quatro dias de festejos.

Na segunda (25), véspera do dia da Padroeira, foi a vez do show principal do festejo, comandado pelo Grupo Falamansa, que arrastou o público para a Praia da Armação.

Foto: Vini Miguel/SECOM Búzios

O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi, destacou a importância do evento para a cidade.

“A Festa de Sant’Anna é um grande encontro da família buziana. Ela acontece com missa, shows, ladainhas, mas o grande atrativo é essa reunião do povo buziano em torno dessa devoção e dessa manifestação de fé e cultura em louvor à Sant’Anna”, concluiu Luiz.

O evento é realizado pelos festeiros da Padroeira e Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia em parceria com a secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico do município.

*Por Luiz Felipe Rodrigues, estagiário sob supervisão de Renata Castanho.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia