Pistas ficaram bloqueadas por uma hora na tarde de terça-feira. Município diz que não teve conhecimento prévio da ação
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) ficou atravessado nas duas pistas da Estrada do Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, na terça-feira (14). O vídeo ganhou repercussão nesta quarta-feira (15). A situação se deu durante uma manobra para a retirada da aeronave de uma garagem na Base Aérea do Galeão. Nas redes, motoristas relatam que ficaram parados por cerca de uma hora no local e reclamaram do bloqueio do trânsito.
A gigantesca aeronave é um quadrimotor turboélice de asa alta, que mede 40,4 metros de envergadura e 29,8 metros de comprimento e peso máximo de decolagem de 69,7 toneladas. Segundo o Centro de Operações Rio (COR), a prefeitura não teve conhecimento dessa operação por parte da Base Aérea do Galeão, sabendo apenas pelo monitoramento das câmeras.
Por meio de nota, a Aeronáutica afirma que a ação foi para “a retirada de peças de uma aeronave leiloada” e que o “transporte ocorreu sob total responsabilidade da empresa que arrematou o material, não havendo qualquer atribuição da Força Aérea Brasileira (FAB) no processo”.
A via foi totalmente interditada às 10h30 de ontem. Logo em seguida, uma via foi liberada em cada sentido. O trânsito ficou totalmente livre por volta das 11h30. De acordo com o COR, houve registro de congestionamento na região e equipes da Polícia Militar, da CET-Rio e da Guarda Municipal foram acionadas.
Fonte e Foto: Jornal Extra