Consolidando seu compromisso com a qualificação de aldeenses para o mercado de trabalho, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou a aula inaugural dos cursos gratuitos de assistente de controle e qualidade, de assistente administrativo e de pedreiro de alvenaria e vedação. A abertura aconteceu na terça-feira (18/06), no Horto Escola Artesanal. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Trabalho e da Firjan/SENAI.
A Chefe de Divisão da pasta, Vanusa Arruda, falou sobre a importância da qualificação. “Esses cursos são muito importantes para a população, pois é o melhor caminho para o mercado de trabalho. É algo bom para a vida pessoal também, porque conhecimento é algo que se adquire e ninguém tira. Então é importante se qualificar para ter esse conhecimento e conseguir conquistar os seus objetivos. Eu peço que, cada vez mais, a população venha interagir e participar dessas oportunidades que a Prefeitura está fornecendo, em parceria com a Firjan, para conseguir uma melhor oportunidade de trabalho”, afirmou.
As aulas para o curso de assistente administrativo tem duração de 45 dias úteis e acontecem em três turnos: manhã, das 8h às 12h; tarde, das 13h às 17h, e à noite, das 18h às 22h. Já as aulas do curso de assistente de controle e qualidade têm 50 dias úteis de duração e são realizadas nos turnos da manhã e tarde. E pedreiro de alvenaria e vedação, apenas para o turno da noite, das 18h às 22h. A duração do curso é de 45 dias úteis.
A gerente operacional da Firjan/SENAI Niterói e Região dos Lagos, Milena Cariello, falou sobre a parceria. “Esta é uma parceria de 13 anos entre a Firjan/SENAI Niterói com o município de São Pedro da Aldeia. É uma importante iniciativa voltada para atender a demanda local para a formação de mão de obra qualificada, que ajudará a impulsionar o mercado local e contribuir com a empregabilidade na região”, destacou.
ÚLTIMAS VAGAS PARA CURSO DE ASSISTENTE DE CONTROLE E QUALIDADE
Restam poucas vagas para o curso de assistente de controle e qualidade. Os interessados têm até a sexta-feira (21/06) para garantirem a sua inscrição no Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), na sede do Horto Escola Artesanal. O atendimento é das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. Uma lista de espera será criada para casos de desistência.
Para realizar a inscrição, é necessário que os participantes tenham, no mínimo, 16 anos de idade e o ensino fundamental completo. Os interessados devem entregar cópias da identidade e CPF, comprovante de residência e escolaridade. Para menores de 18 anos, também são solicitadas cópias da identidade e do CPF do responsável, além de declaração escolar original. É importante destacar que a iniciativa não oferece ajuda de custo para transporte e alimentação.
O Horto Escola está localizado às margens da Rodovia RJ-106, na altura do bairro Balneário São Pedro, km 107.