O jovem Thiago Corrêa Saldanha de Gama, de 17 anos, é um estreante no Surf Adaptado, mas já está fazendo seu nome no esporte. O atleta é portador de TEA (autismo) e começou a treinar no final de março na ASAS – Associação de Surf Adaptado de Saquarema.
O “dom natural” e bom desempenho nas aulas garantiram a participação na competição de categorização nacional CBSurf Cabedelo Parasurf, realizada entre 17 e 20 de agosto na Paraíba. A competição foi de grande importância, pois é uma Seletiva Mundial – Isa 2023. Thiago brilhou na competição e garantiu a vitória na categoria autismo.
Em entrevista ao Portal Costa do Sol a mãe e incentivadora Myrthes Corrêa falou: “Ele sempre praticou esportes: natação, judô, capoeira e Taekwondo. O esporte tem grande importância para a consciência de corpo, desenvolvimento e trabalho com os sentimentos: equipe, frustração, alegria, perda, dor e pertencimento. Thiago sempre fez exercícios para diminuir a agitação, estereotipias e outras características do autismo que normalmente são tratadas com remédio.”
Para participar no Nacional a mãe do atleta buscou apoio para arcar com as despesas de transporte, estadia, alimentação e equipamentos (prancha, roupa de borracha). Com a classificação para o Mundial a busca por mais apoiadores vai seguir.
“O autismo entrou no calendário da CBSURF este ano. A luta agora é para incluí-lo no comitê ISA Paraolímpico, com vistas as Olimpíadas de 2028 quando o parasurf vai ser uma modalidade”, explicou Myrthes Corrêa.
O professor e Presidente da ASAS – Associação de Surf Adaptado de Saquarema falou sobre a importância do Surf Adaptado: “Nosso projeto tem um ano e meio de fundação e hoje já somos utilidade pública em Saquarema. Temos cerca de 100 jovens participando das atividades de “banho assistido” e 10 delas praticam o Surf Adaptado. Temos uma grande equipe de instrutores, formada especialistas e bombeiros”, destacou.
“Vimos logo que o Thiago tem uma grande aptidão para o Surf de competições. Ele ficou logo de pé na prancha! Precisamos sempre ter o apoio da família, ainda mais para que o atleta participe das competições. Esse ano foi a estreia das categorias down / autismo e surdo e mudo. A Associação de Surf Adaptado de Saquarema foi para a competição este ano com dois atletas.”
Contato para apoiar o atleta Thiago Corrêa: 24 99959-9795
Conheça mais sobre o atleta e a ASAS – Associação de Surf Adaptado de Saquarema:
Por Fernanda Guterres Santana
*Proibida a reprodução desta matéria.