Com o objetivo de compartilhar mais informação, conscientização, conforto e qualidade de vida, a Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia promoveu ações em alusão ao “Janeiro Branco”. As equipes da Atenção Domiciliar realizaram visitas às casas dos pacientes, mobilizando familiares e profissionais do setor. O objetivo foi abordar questões de saúde mental, trazendo luz a temáticas como depressão, ansiedade e estresse.
O Melhor em Casa e o Programa de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC) entraram na campanha por meio das Práticas Integrativas Complementares (PICS), com visitas às casas dos pacientes e condução da psicóloga Fátima da Luz Pereira. Houve, ainda, atividades dentro do setor com a temática “Cuide de Si”, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre saúde mental, derrubar estigmas e estimular a busca por ajuda profissional. A proposta era mostrar que todos podem passar por momentos de vulnerabilidade emocional e que cuidar da mente é uma atitude tão importante quanto tratar do corpo.
O diretor da Atenção Domiciliar de São Pedro da Aldeia, Junior Curcino, comentou sobre a importância de zelar pela saúde mental dos pacientes acamados e desospitalizados, seus familiares, bem como da equipe multiprofissional. “Manter todo o tratamento clínico é importante, mas uma boa saúde mental contribui muito para sua recuperação e qualidade de vida. Através dessa mobilização, é possível acolher, encorajar e cuidar da mente, assim como cuidam do corpo”, afirmou Junior.
No Brasil, a celebração do “Janeiro Branco” foi adotada em 2013, quando um grupo de psicólogos alertou sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, com a intenção de criar espaços de diálogo e reflexão sobre o tema. O mês de janeiro foi escolhido por ser o primeiro do ano, como uma página em branco para escrever uma nova história; a cor branca representa pureza.