O objetivo é construir um desenho de pesquisa entre as cidades conveniadas para coletar dados sobre a gestão
Aconteceu, na última sexta-feira (22), a 1ª Reunião de Diretrizes do Pacto das Cidades Antirracistas. O encontro realizado no Círculo Operário, no bairro Canaã, reuniu representantes das cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Macaé, Magé, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Valença.
O objetivo é construir um desenho de pesquisa entre as cidades conveniadas para coletar dados sobre gestão, plano estratégico, legislações, ações, orçamento, público-alvo, através de um questionário produzido pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
O Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial – Rede de Cidades Antirracistas está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e também tem parceria com a Unesco.
Ele está baseado em quatro diretrizes: Governança Integrada e Desenvolvimento Territorial; Educação, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Combate às Desigualdades Étnico-Raciais e ao Preconceito; e Patrimônio Cultural e Direito à Cidade.
Para Jorge Freire, Coordenador Executivo de Promoção de Igualdade Racial do Rio de Janeiro e Idealizador do Pacto, essa iniciativa representa a retomada de ações em favor das pautas antirracistas e criação de espaços onde as pessoas possam dialogar e propor medidas de forma cooperada.
A reunião foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Arraial do Cabo, por meio da Superintendência de Sustentabilidade e Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher, em parceria com a Secretaria de Educação do município.
Fonte: Prefeitura de Arraial do Cabo