A Prefeita Livia de Chiquinho assinou nessa sexta-feira, 08, o decreto 161 , que instituiu o projeto “Integridade Íntima”
Após o presidente Jair Bolsonaro ter vetado a distribuição gratuita de absorvente menstrual para estudantes de baixa renda de escolas públicas, a Prefeitura de Araruama vai fazer a distribuição gratuita de absorventes íntimos a aproximadamente 4.500 alunas das escolas da Rede Municipal de Ensino.
A medida é necessária tendo em vista que inúmeras meninas em idade escolar faltam às aulas no período menstrual em decorrência da falta de recursos financeiros para a compra de itens de higiene íntima.Assim, o município consegue levar dignidade as alunas e diminuir a evasão escolar que traz inúmeros prejuízos ao rendimento escolar. Em suas redes sociais, a Prefeita Livia de Chiquinho publicou um vídeo explicando a iniciativa:
“Tendo em vista que o governo federal vetou o projeto de lei para distribuição de absorventes íntimos as alunas das escolas públicas. Em Araruama criamos o Projeto Municipal “INTEGRIDADE ÍNTIMA”, onde iremos realizar a distribuição de absorventes para as alunas das nossas escolas públicas municipais!”, explicou a Prefeita.
Confira o vídeo : AQUI
Veto do Governo Federal
O presidente Jair Bolsonaro vetou a distribuição gratuita de absorvente menstrual para estudantes de baixa renda de escolas públicas e mulheres em situação de rua ou de extrema vulnerabilidade. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. O projeto, de autoria da deputada federal Marília Arraes (PT-PE), havia sido aprovado pela Câmara em agosto e pelo Senado no mês passado.