O Araruama Futebol Clube surgiu, em fevereiro de 2016, através da parceria de três amigos que jogavam bola, por diversão, no município. A ideia surgiu com o objetivo de criar um clube profissional, após a saída do último clube profissional da cidade. Com o intuito de ocupar a lacuna deixada, os três juntaram-se e desenvolveram o projeto, fazendo a união de um clube profissional Arraial do Cabo com o Araruama Futebol Clube.

“Nós compramos o time e até o ano passado o escudo ainda era do Arraial do Cabo. De 2020 para 2021, o clube subiu para B2, que é a quarta divisão do Carioca, para a terceira, a B1. O Araruama Futebol Clube naquele ano só perdeu a final e conseguiu subir sendo vice-campeão. Em 2022, o time ficou invicto e subiu para A2 que é a segunda divisão do Campeonato Carioca”, disse um dos responsáveis Paulo Polati ao Portal Costa do Sol.
O Araruama Futebol Clube era o time com o décimo orçamento do campeonato. Em relação à ajuda de custo, o time arca com o salário dos atletas, alimentação, treinamento, gelo, frutas e na passagem de jogadores. Os atletas que jogam na cidade, vieram de outros lugares em busca de oportunidade para competir em diversos campeonatos pelo Araruama e por causa dos custos que são menores.

No ano passado o time surpreendeu e conseguiu ser campeão: “O time ficou invicto, sem perder, só empatando ou ganhando. Os torcedores vibravam quando fomos para a final do campeonato. O clube quando chegou à fase decisiva estava bem preparado para tentar conquistar o título mais importante para a história do Araruama Futebol Clube. Nós não tínhamos jogadores de nome forte. Os outros times eram de atletas que já passaram pela primeira divisão do Campeonato Carioca. O clube estava muito unido e lutaram muito para conseguir realizar o sonho de ser campeão. A folha salarial é muito baixa e nós não tínhamos como pagar direito os atletas. Eles estavam lá porque gostavam de jogar bola mesmo tendo dois empregos”, explicou Paulo Polati.

Os jogos estavam sendo realizados, até o ano passado, no estádio Lourival Gomes, do time Sampaio Corrêa, e o aluguel pago era “simbólico” já que servia apenas para cobrir as despejas. Por conta de não ter estádio próprio, esse ano, o Araruama Futebol Clube tem um problema que ainda não foi solucionado para a realização dos jogos pela segunda divisão do Campeonato Carioca, já que o time Sampaio Corrêa está na mesma divisão e irá utilizar o estádio Lourival Gomes.

A prefeita de Araruama anunciou nessa semana que está adquirindo o estádio Guanabara, mas provavelmente esse ano o time não vai poder jogar lá, já que o campeonato começa em maio. Logo depois o clube vai disputar a Copa Rio que é um dos torneios mais importante para a equipe. O campeão escolhe se vai jogar a Copa do Brasil ou a quarta divisão do Campeonato Brasileiro para o ano que vem. Sendo vice-campeão da A2 o time jogará em 2024 na primeira divisão do Campeonato Carioca, com os principais clubes do Rio de Janeiro, entre eles o Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Por Pier Luro