Araruama dá início às pré-conferências de Assistência Social nos CRAS em preparação para a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Araruama deu início, nesta semana às pré-conferências municipais de Assistência Social. As atividades começaram ontem pelo CRAS do bairro Mutirão, e seguem hoje, às 9h, no CRAS do distrito de São Vicente, e às 14h, no CRAS do Outeiro. As ações continuam durante toda a semana em outras localidades, com o objetivo de mobilizar e preparar a população para a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada nos dias 8 e 9 de julho.

As pré-conferências funcionam como o pontapé inicial para a construção coletiva de propostas que serão debatidas durante a conferência principal. Além de orientar os usuários dos serviços socioassistenciais, os encontros já estão colhendo sugestões da comunidade. As Conferências Municipais são obrigatórias e fazem parte do processo de participação popular e controle social da política de assistência social. Elas devem acontecer a cada dois ou quatro anos, conforme estabelecido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (COMASO).  

A etapa municipal é também preparatória para as conferências estadual e nacional, onde as propostas levantadas em Araruama poderão ganhar visibilidade e influenciar políticas públicas em todo o país.

 Este ano, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social tem como tema “20 anos do Sistema Único de Assistência Social: Construção, Proteção Social e Resistência”, e será realizada em dois dias: no dia 8 de julho, no Teatro Municipal, das 13h às 18h; e no dia 9 de julho, no Centro de Convenções, das 9h às 17h. O evento é aberto ao público e todos podem participar.

Promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Araruama,  em parceria com a Secretaria de Política Social (SEPOL), a conferência é um importante espaço de escuta, reflexão e construção de políticas públicas. É uma oportunidade fundamental para que os cidadãos contribuam com propostas que realmente dialogam com as necessidades do município. As pré-conferências nos CRAS cumprem um papel estratégico de preparar e informar a população, para que ela chegue à conferência principal já mobilizada, consciente e pronta para exercer sua cidadania.

Durante os encontros preparatórios e na conferência, serão discutidas propostas voltadas a temas como: população em situação de rua, atendimento ao idoso, combate ao trabalho infantil, enfrentamento à violência contra a mulher, a proposta de implantação de um restaurante popular e da ampliação do programa Café do Trabalhador, já presente em cinco localidades.

O evento reúne gestores, trabalhadores do SUAS, representantes da sociedade civil e usuários, com o propósito de avaliar e propor melhorias para uma assistência social mais justa, democrática e transformadora.

ACOMPANHE AS PRÉ-CONFERÊNCIAS DA SEMANA:

Agenda da semana:

✅ 24/6: CRAS São Vicente – 9h

✅ 24/6: CRAS Outeiro – 14h

✅ 25/6: CRAS Fazendinha – 9h

✅ 27/6: CRAS Morro Grande – manhã

✅ 27/6: CRAS Bananeiras – 14h

As inscrições também podem ser feitas pelo site da Prefeitura, na SEPOL, nos CRAS,  pelo QRCode e pelo link abaixo:

https://forms.gle/HtaZgQRofPE9pS7D9

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia