No dia 17 de outubro, a Casa de Cultura de Araruama foi palco de uma noite emocionante para a literatura local. O espaço recebeu o lançamento da Antologia Literária Arara Rara, resultado do Projeto Oficina de Escrita Criativa Arara Rara, que reuniu 15 autores araruamenses em uma jornada de aprendizado, sensibilidade e arte.










Fotos: Dani Gomes
As atividades desenvolvidas ao longo da oficina deram origem ao livro “Alma Araruamense”, uma coletânea de poemas organizada pelo escritor Romildo Muniz e pela editora Ana Paula Afonso, fundadores da Editora Edições29 e idealizadores do projeto Arara Rara, contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
A obra reflete o olhar poético e plural dos autores locais:
Amanda Sampaio, Bea Lessa, Lili Martins, Letícia Faquer Zamboni, Jullya Lopes, Victor Amaral, Natalia Branco, Vitoria Liu, Laura Chaves, Lyana Oliveira, Gustavo Moura, Novo de Almeida, Bruno Pereira Dias, Eliza Pisão de Melo e Deise Oliveira.
Durante o evento, o público pôde conferir a força da produção literária araruamense e celebrar o talento dos novos escritores. A cerimônia contou com a presença da Secretária de Cultura de Araruama, Paula Santos, que destacou a importância de projetos como este para o fortalecimento da identidade cultural da cidade.
Como parte da contrapartida do projeto, os exemplares foram distribuídos da seguinte forma: 165 cópias aos escritores participantes, 4 à Secretaria de Cultura, 2 ao Gabinete da Prefeitura, 2 à Câmara de Vereadores, 2 à Biblioteca Municipal e 2 à Secretaria de Educação.
O “Projeto Oficina de Escrita Criativa e Antologia Literária Arara Rara” foi contemplado no Edital de Chamamento Público nº 03/2025, que selecionou espaços, ambientes e iniciativas artístico-culturais para receber subsídio de manutenção com recursos da PNAB, através da Prefeitura Municipal de Araruama-RJ.
Mais do que um livro, “Alma Araruamense” é o testemunho de uma geração de autores que transformaram suas experiências e sentimentos em poesia — fortalecendo a literatura e reafirmando Araruama como um celeiro de talentos.