Agentes públicos apresentam propostas para o desenvolvimento de seus municípios

Com a parceria e capacitação do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas-Sebrae foi lançado na última quarta-feira (30) no Município de Saquarema a Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região dos Lagos, formada por representantes de sete municípios. São eles: Arraial do Cabo, Saquarema, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Rio das Ostras e Silva Jardim.

Esses agentes são nomeados pelos prefeitos com o objetivo de integrar o potencial dos municípios na Região, fomentando o desenvolvimento social e econômico.

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres, anfitriã do evento, deu as boas-vindas a todos e falou sobre a importância desse bom relacionamento entre os Municípios.

– Foram 11 encontros onde vocês puderam fortalecer esse relacionamento e a troca de ideias foi muito grande. É uma honra poder estar aqui hoje ouvindo e aprendendo mais um pouquinho. Eu sempre falo isso: todo evento que eu vou, qualquer reunião que eu vou ouvir o prefeito falar, que eu vou ouvir o governador,eu presto muita atenção, porque a gente tem a oportunidade de aprender muito com essas pessoas e com os nossos funcionários também. Às vezes a gente está dentro do nosso gabinete, commil coisas a fazer e pensando em tantos problemas que a gente tem que resolver e chega um funcionáriocom uma ideia. Então é fundamental para qualquer gestor saber ouvir.É assim que eu penso e que procuro trabalhar no meu município, com os nossos funcionários.Estou sempre aberta para reconhecer as boas ideias, disse a prefeita.

A coordenadora do Sebrae-Região dos Lagos, Ana Cláudia Melo falou sobre a missão do Sebrae, que é de dar apoio a esses municípios que formam uma região de pequenos negócios, fortalecendo esse Rede de Agentes. “Trabalhamos com planejamento, fortalecimento e capacitação buscando uma melhor integração entre eles. Essa conexão é a grande função dessa Rede. Ela só vai ser rica se tiver boas práticas”.

O consultor do Sebrae, Marcus Macedo falou sobre o início de todo o trabalho com os agentes públicos e o conceito de gestão pública 4.0 que engloba uma boa conexão entre o empresário que vai abrir o seu negócio e os serviços que a prefeitura oferece de boa infraestrutura no local.

-A gente precisa de um contexto funcionando, e a gestão pública municipal tem que estar preparada para esse processo de constante remodelagem. Cuidar do foco na melhoria de suas receitas senão a conta não fecha. Os recursos são limitados mas as necessidades são ilimitadas. Não é só o dinheiro que vai resolver as necessidades de um município, é a boa gestão, disse ele.

O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, falou sobre um ‘case’ de sucesso, que foi conseguir sair de uma receita de 435 milhões em 2017 para 800 milhões neste ano de 2022 em sua cidade.

– Não basta ter muitos recursos mas um conjunto de comportamentos do empreendedor, hábitos e ‘feeling’.

Por Renata Castanho

@anaclaudiamelovieira

@prefeiturasaquarema

@manoelaperes

@prefeiturateresopolis

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia