Oscar Castelo Branco Clark, mais conhecido como Oscar Clark, é uma personalidade importante para os Araruamenses. Nascido na Paraíba em 1890, formou-se em Medicina pela Faculdade de Medida do Rio de Janeiro em 1910. Famoso pela inauguração da Clínica Escola Oscar Clark, em 1930, hoje Centro Municipal de Reabilitação Oscar Clark, localizada no bairro do Maracanã; em 1939 homenageia o sogro, inaugurando a primeira Escola-Hospital José de Mendonça, em Araruama.
No decorrer de sua carreira foi autor de 220 obras, sendo livros, artigos e publicações como: ‘O século da Criança’, ‘Política Hospitalar Moderna’, dentre outros; no acervo do Centro de Memória Municipal Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos em Araruama, temos um fragmento n° 747, artigo de Jornal, sem data, intitulado ‘A Riqueza da Lagoa de Araruama’ assinado por Oscar Clark.Cabe citar um pequeno trecho que representa o que a Laguna e suas praias transmitem sob o olhar de uma pessoa sensível aos problemas sociais e à saúde mental e que já destacava a Laguna como potencial turístico:
[…] “Para quem encare os nossos problemas antes sob os pontos de vista humano e cultural, a incalculável riqueza da lagoa de Araruama está no valor educativo e médico-social das suas praias. Richard Russell (1687-1759), […] mostrou o admirável valor das praias, não só para curar inúmeros estados mórbidos como para robustecer o organismo, despertar o crescimento e alegrar o espírito. Michelet esperava do mar a ‘revivescência, a regeneração humana’. Charles Dickens chamava as areias da praia de areias da vida. ”
[…] “A lagoa de Araruama destina-se a fim muito mais nobre que o de produzir sal: a sua finalidade consiste em realizar a redenção física da criança. As suas belíssimas praias serão o berço de uma nova civilização. As suas imensas riquezas naturais ficam na penumbra, se atentarmos na sua significação educativa e médico-social. Como centro de turismo, nada conheço se melhor, e talvez nada haja no mundo que se lhe compare como centro de talassoterapia social.” […]
Desta vez, trouxe uma visão mais contemplativa da Laguna de Araruama, onde é possível notar que a questão da valorização da Laguna não vem de hoje, mas desde o início do século XX como Oscar Clark apresentou nos trechos acima.
Porém, o médico deixou muito mais como legado, que vai além do projeto da Escola-Hospital, onde o próprio prédio virou um potencial ponto turístico.Está localizado na Avenida Eurico Gaspar Dutra, a casa 777, conhecida como ‘Casa dos Clark’, no bairro da Pontinha, na orla da Laguna bem em frente a dois bancos com azulejos.
Fiz esse texto na intenção de apresentar uma personalidade tão importante para a cidade de Araruama, que será citada por mim novamente, mas infelizmente não é muito conhecida. Para quem se interessar, o artigo está disponível para consulta no Centro de Memória Municipal Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos na Casa de Cultura Professor Geraldo Caú.
Desta vez, convido a todos a contemplar a Laguna de Araruama, sentar-se à beira da praia ou até mesmo olhar para a janela e apreciar essa beleza natural que só a Região dos Lagos tem.