A elegância e beleza nas cerâmicas de Cristina Bueno

A cerâmica pode ter a forma que você desejar. As mãos são o molde e as de Cristina Bueno criam formas raras, delicadas e atemporais.

São jarras, luminárias, difusores e muitos outros objetos elegantes na combinação de cores, nas formas e desenhos.

Cristina Bueno é Técnica em Contabilidade e tem formação incompleta em Pedagogia. O gosto pela arte da cerâmica chegou em 1997, quando resolveu sair do Rio de Janeiro.

“Quando pensei em me aposentar resolvi fazer um curso de Cerâmica para ter uma atividade e foi aí que me encantei com a arte de moldar o barro, criando formas e tendo contato direto com a natureza”, diz Cristina.

Cristina Bueno participou, durante 6 anos, de ateliês de grandes ceramistas no Rio de Janeiro. “Isso me preparou para abrir o meu próprio ateliê no ano 2000, ‘Ateliê Cristina Bueno’, quando mudamos para o Rancho Xanadu, em Morro Grande, 2º distrito de Araruama e hoje estou no charmoso bairro Pontinha do Outeiro, Areal”, conta Cristina.

Cristina tem técnicas variadas em transformar o material bruto em lindas cerâmicas. Uma muito utilizada é o ‘Raku’ que é um método de queima que tem origem na manufatura de xícaras para a cerimônia do chá no Japão. As peças são retiradas dos fornos incandescentes e são cobertas com serragem.

-O que me inspira é a criação de peças.  A criação sempre inspira.  E a técnica do ‘Raku’me encantou de tal forma que passei a me dedicar inteiramente a ela, por ser surpreendente. O resultado final é sempre inesperado e único. A queima torna a peça única, diz a ceramista.

‘É assim que m dedico à cerâmica, buscando sempre o novo e imersa na natureza’

Há uma grande variedade de tipos e técnicas de cerâmicas, dependendo da temperatura utilizada. Cristina explica:

-Baixa temperatura: Primeira queima chamada de biscoito, é realizada a temperatura de até 1000º. Transforma a argila em cerâmica. A segunda queima, é a de esmaltação, onde definimos a cor que desejamos para as peças. Elas são usadas mais na decoração, nunca para uso com alimentos, pois seus esmaltes são a base de chumbo;

-Alta temperatura: O procedimento é o mesmo, biscoito e esmaltação, sendo que a temperatura chega a 1220º, fechando por completo os poros da argila. As peças podem ser usadas em louças, panelas e objetos de decoração. 

-Existem outros métodos, entre eles, o Raku. É uma queima onde os efeitos são fascinantes e únicos e só percebidos quando as peças são lavadas para a retirada dos resíduos, diz Cristina.

Cristina Bueno tem participado de exposições e feiras de arte na cidade.

-Participo de exposições, já vendi para lojas de decoração em Cabo Frio, para particulares que sabem de meu trabalho e agora comecei a participar de feiras que têm me dado um ótimo retorno de venda e divulgação, finalizou.

Por Renata Castanho

www.cristinabueno.com.br

@buenoc11

buenoc11@gmail.com

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia