O Malto Maia Atelier existe há 26 anos, fruto de uma parceria do Cláudio Maia e do Mauro Malto. O Atelier está localizado em Praia Seca, 5º distrito de Araruama, e oferece várias peças para decoração de interiores, principalmente a decoração natalina. A loja encanta pelo extremo bom gosto, originalidade e atenção a quem a visita.
Mauro Malto é ator por formação, professor e vitrinista. Nasceu no Rio de Janeiro e conheceu Praia Seca em 1986. “Me apaixonei, de cara. Aqui tem um magnetismo muito forte, uma energia muito positiva, apesar de todos os problemas estruturais.”, disse ele.
Mauro Malto trabalha com artesanato desde os 14 anos no Rio de Janeiro, onde também teve uma confecção de roupas.
Conheci o Claudio em 1993 e em 1995 inauguramos a loja aqui em Praia Seca com moda praia e artesanato. E o artesanato se tornou o principal produto de venda, disse.
Tudo que é comercializado no Atelier é metade produzido pelo Malto e metade comprado. “Infelizmente não tenho muito tempo para me dedicar à criação. Idealizo, mas me falta tempo para produzir. O Natal eu começo a programar em maio, para conseguir produzir para outubro, que é o mês que lanço”.
“Eu venho de uma família humilde, mas o Natal era importante”
- Por que o tema natalino é tão forte e tão presente na decoração de seu Atelier? Esse gosto vem de criança?
Isso é coisa de mãe. Tanto eu como o Cláudio trazemos isso de família. Minha mãe era alucinada por Natal. Eu venho de uma família bem humilde, mas o Natal era importante. Minha mãe montava a árvore e o presépio e mesmo com dificuldades, o Natal esteve sempre muito presente e ela se vestia de papai noel. Ela trabalhava em shoppings, em escolas e fazia um trabalho voluntário em asilo e orfanato. Ela foi a primeira mulher a se vestir de papai noel no Rio de Janeiro. Ela programava o Natal o ano inteiro e eu vivenciei isso desde criança. Mau
“A minha casa é a filial da Casa do Papai Noel”
Malto conta que quando chegou em Praia Seca e abriu a loja, costumava pegar sobras de madeira que jogavam fora para fazer as suas obras. “Cheguei aqui morando de aluguel e com o nosso trabalho conseguimos ter nossa loja própria e um condomínio, com restaurante, cafeteria. Um amigo me disse: vocês que pegavam pedaços de madeira do lixo, hoje são uma potência em Praia Seca. Adoro reaproveitar material, saber que ali pode virar uma coisa importante e ganhar dinheiro com isso. Pego também muitas coisas do mar, são peças trabalhadas”.
Quando abriram a loja, Mauro e Cláudio descobriram que os meses de outubro, novembro e dezembro eram muito fracos em Praia Seca, porque é sazonal, região turística.
-Como sempre visitamos muitas feiras de negócios, passamos a visitar as feiras de Natal, e aí achamos um gancho. Então começamos a preparar a loja para o Natal em outubro com eventos no lançamento, como Coral, Orquestra, Teatro. Passou a fazer parte do calendário de eventos em Praia Seca e já são 18 anos de Natal – ressaltou.
- O mercado voltou a aquecer depois dos dias mais pesados da pandemia?
Logo depois de um lockdown de 1 mês, o nosso movimento foi muito bom, um pouco maior do que os anos anteriores. Agora já está piorando.
- O tema natalino é um bom produto de venda?
Sim, e sou contratado para fazer decorações de casas e empresas, além da Casa de Papai Noel do Município, que acompanhamos desde a sua construção. Para o próximo ano já estamos com o projeto todo pronto, torcendo para que esses tempos difíceis de pandemia passem.
O Atelier Malto Maia está localizado à Estr. de Praia Seca, 12793 – Praia Seca, Araruama –
Entrevista com Malto Maia:
@maltomaia