Novembro Azul em Rio das Ostras incentiva os homens a cuidar da Saúde

Segundo dados do Ministério da Saúde, os homens vivem em média 7,1 anos menos que as mulheres. Em Rio das Ostras, as atividades do Novembro Azul buscam mudar essa realidade, a partir da conscientização do público masculino quanto à importância dos cuidados de Saúde. A programação da campanha segue nas unidades de Saúde com uma série de atividades.

“É comum que os homens não se cuidem, não sigam os tratamentos recomendados e não busquem os serviços de Saúde porque acreditam que não vão adoecer ou têm medo de se descobrirem doentes”, explica a diretora do departamento de Programas de Saúde, a enfermeira Michella Câmara.

A Campanha Novembro Azul em Rio das Ostras está voltada para a captação ativa da população masculina, em ações nas unidades saúde e outros locais da Cidade.

ATIVIDADES – Esta semana, várias unidades de Saúde promoveram atividades, entre elas os postos de Cidade Praiana, Rocha Leão, Nova Esperança e Mar do Norte.

Na Unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF de Rocha Leão, os profissionais de Saúde estão levando ao público masculino informações sobre a promoção da Saúde, incluindo a prática de atividade física e dicas de alimentação saudável, e prevenção de doenças como infecções sexualmente transmissíveis (IST), diabetes e hipertensão, câncer de próstata.

As atividades também buscam envolver o homem no planejamento reprodutivo e no pré-natal.

“Estamos estimulando que os homens, desde jovens, sejam assíduos aos cuidados de prevenção e promoção da saúde, afirmando que o espaço da unidade de Saúde também é do público masculino e criando estratégias de inclusão”, diz a gerente da ESF de Rocha Leão, Fernanda Barreto Perez.

A equipe de Rocha Leão realizou ações na Unidade de Saúde e também no CRAS, na Escola Estadual Rocha Leão e em empresas da localidade.

No Mar do Norte, a programação da Unidade de Saúde incluiu palestras educativas, rodas de conversa sobre doenças como câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna e câncer de pênis associado a infecção pelo HPV.

A equipe também distribuiu preservativos e realizou testes rápidos de rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis, além da captação de homens para o Pré-Natal.

O gerente da Unidade, Jorge Lino Souza, e a enfermeira Isabella Camargo da ESF Mar do Norte contaram que o público masculino foi bastante participativo, especialmente, na roda de conversa, em que os homens relataram suas experiências e esclareceram suas dúvidas sobre os temas de Saúde.

Foto: Comunicação Rio das Ostras

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia