Saquarema Surf Festival terminou neste domingo (21)

O Saquarema Surf Festival, apresentado pela Prefeitura de Saquarema e com realização da 213 Sports, terminou neste domingo na Praia de Itaúna, em Saquarema. Yago Dora (BRA) foi o surfista destaque do evento que levou o primeiro lugar na Final do QS3000 Quiksilver Pro Masculino, ganhando uma prova de 10 pontos. Dora derrotou o surfista local João Chianca (BRA, enquanto Sophia Medina (BRA) conquistou a primeira vitória no QS300 Roxy Pro Feminino.

Das dez maiores pontuações do evento, seis foram de Dora, com uma bateria de 19,23 no total durante a competição na semifinal contra Alex Ribeiro (BRA). Outro destaque do dia foi João Chianca (BRA) que finalizou com uma bateria de 16,86.

Sophia Medina (BRA) teve sua primeira vitória no QS3000 Roxy Pro feminino, com 14,27 pontos, derrotando a peruana Daniella Rosas (PER). Aos 16 anos, ela conquistou sua primeira vitória na WSL na Série Qualificatória. O nome de Medina está agora gravado ao lado de Dora no troféu Leo Neves Saquarema Surf Festival, que ficará no Centro de Treinamento de Surf Leo Neves, inaugurado no sábado (20) pela Prefeitura de Saquarema.

CENTRO DE TREINAMENTO LEO NEVES

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, inaugurou neste sábado, 20, o Centro de Treinamento de Surf Léo Neves, em Itaúna. A cerimônia foi realizada em meio à homenagens e alegria por parte dos presentes.

Batizado em homenagem ao surfista profissional Léo Neves (1979-2019), que escolheu Saquarema para viver, e dedicado a atender gratuitamente atletas iniciantes, semiprofissionais e profissionais com idade entre 10 e 20 anos, o CT tem por finalidade valorizar o talento dos jovens surfistas locais, possibilitando acesso a treinamento especializado capaz de desenvolver suas potencialidades. O espaço vai colocar Saquarema em referência mundial na formação de talentos do esporte.

Trata-se de um dos principais equipamentos de desenvolvimento esportivo da região. Espaço de aprendizado, treinamento e visitação, projetado com acesso para portadores de deficiências e construído seguindo padrões arquitetônicos que respeitam o meio ambiente. O Centro conta com academia, salas de juízes, reunião, vídeo, informática, multiuso, além de recepção, área de alimentação, vestiários, consultório para avaliação médica e administração. O imóvel também abriga o Museu do Surf, dedicado ao resgate e à preservação da memória de Saquarema relacionada a esta atividade esportiva.

“Saquarema já teve diversos campeões regionais, estaduais nacionais e mundiais. Outros vários competindo simultaneamente em torneios importantes. Com este Centro de Treinamento, poderemos lapidar outras joias do surf para levar o nome de Saquarema para o mundo!”, vibrou Rafael Castro, secretário de Esporte, Lazer e Turismo.

Cumprindo também relevante função social, o Centro de Treinamento de Surf Leo Neves ofertará vagas para alunos em vulnerabilidade que receberão, além dos treinamentos específicos, alimentação, aulas de inglês, acompanhamento clínico, fisioterápico, psicológico, nutricional e assistência social.

“Sei que meu filho está feliz vendo o seu nome eternizado nesta bela obra, que mudará a vida de muitas crianças e jovens de Saquarema”, afirmou Ângela Neves, mãe de Léo Neves, durante a inauguração.

“Este CT terá uma grande importância social e educacional. Muito mais que atletas, estaremos formando e capacitando cidadãos, assim como o Léo imaginava. Este centro é da população e ofereceremos várias ferramentas para que novos campeões surjam aqui em Saquarema”, completou a Prefeita Manoela Peres.

Foto destaque: WSL/ Thiago Diz

Por Virgínia Carvalho- Estagiária sob supervisão de Renata Castanho

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia