Operação conjunta exigiu desligamento da rede elétrica e uso de caminhão especial para garantir a segurança do animal e dos agentes
Uma força-tarefa envolvendo a Defesa Civil de Cabo Frio, o Corpo de Bombeiros e a concessionária Enel mobilizou a atenção da população na tarde desta segunda-feira (6) para resgatar um gato que ficou preso no alto de uma árvore na Rua Barão do Rio Branco, no centro de Cabo Frio.
O animal chamou a atenção de pedestres e motoristas que passavam pelo local, bastante movimentado, e gerou apreensão pela altura em que estava e pela proximidade da fiação elétrica.
Por se tratar de um ponto de difícil acesso, não foi possível realizar a operação com o uso de escada. Foi necessária a utilização de um caminhão da Enel, que permitiu a subida de um bombeiro equipado para alcançar o galho onde o gato se encontrava.
Outro fator que exigiu cautela foi a proximidade da rede de alta tensão. Para garantir a segurança da operação, a equipe precisou desligar temporariamente a energia da rua. Antes da manobra, os agentes confirmaram junto aos hospitais da região o funcionamento adequado dos geradores de energia das unidades, assegurando que nenhum atendimento fosse comprometido.
O coordenador da Defesa Civil de Cabo Frio, Marcus Dothavio, destacou a integração entre os órgãos:
“A Defesa Civil municipal foi acionada para a retirada de um animal, um gato, ao lado da prefeitura em uma árvore. De imediato, a Defesa Civil de Cabo Frio acionou o plano de contingência emergencial, acionando o 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros e a equipe da Enel para fazer uma operação conjunta. Foi um grande sucesso a retirada desse animal com vida.”
O gato foi resgatado pelo soldado Hiago Cunha em segurança, sob aplausos e comemoração das pessoas que acompanhavam a ação de perto. A população parabenizou a eficiência e o empenho das equipes envolvidas.
Segundo a Defesa Civil, a ocorrência destacou a importância da integração entre diferentes órgãos em situações que exigem planejamento, logística e cuidado tanto com os profissionais quanto com os animais.
Após o resgate, o animal passou por uma avaliação, sendo adotado por uma moradora que passou no local e acompanhou todo o trabalho da equipe.
A Defesa Civil de Cabo Frio pode ser acionada pelo telefone 199.