Entidade reutilizou material usado do VIVO Rio Pro 2025 e entrega mourões para proteção da vegetação nativa na Praia de Itaúna
Parceria com prefeitura e Eco Local Recicla resultou em três toneladas de resíduos coletados e 99% de lixo reciclado ao longo de oito dias
A Prefeitura de Saquarema segue ampliando os resultados positivos da parceria com a WSL, reforçando o município em referência mundial no surfe e em modelo de desenvolvimento sustentável. A etapa do VIVO Rio Pro, apresentada por Corona Cero 2025 e organizada pela WSL, reafirma seu compromisso com a preservação ambiental com a entrega de mourões para reforçar a proteção da vegetação nativa, construídos a partir da reciclagem das lonas do evento.
A ideia surgiu de conversas com a Prefeitura de Saquarema e aumenta a proteção em dois pontos da restinga, ecossistema litorâneo que se desenvolve paralelamente à praia. Foram entregues 150 peças de 1,80m de altura que cobrem 450 metros de restinga na Praia de Itaúna. O processo de reaproveitar materiais que seriam descartados em um produto novo e de melhor qualidade começou em 2019, com a entrega de mochilas. Depois foram lixeiras, bancos de praça e abrigos de pontos de ônibus.
“Além de trazer este lindo evento para Saquarema, a WSL também vem trazendo novidades para o nosso município. A sustentabilidade é o ponto crucial, com todo material sendo reutilizado em prol da nossa terra”, completa Lucimar Vidal, prefeita de Saquarema.
“Estamos muito orgulhosos por concretizarmos tantas iniciativas ano após ano em prol do meio ambiente e sempre preocupados em confeccionar itens que tenham utilidade para o município. Este sempre será um dos nossos principais compromissos”, afirma Ivan Martinho, presidente da WSL para América Latina.
Em 2023 e 2024 a WSL já havia retrabalhado as lonas plásticas de seus eventos realizados na cidade, transformando-as em 55 bancos de praça que foram distribuídos estrategicamente pela cidade. Além disso, entregou também cinco abrigos de ônibus.
Outro impacto sustentável do Mundial de Surfe foi a reciclagem. Com a parceria da Prefeitura de Saquarema e da Eco Local Recicla, foram coletadas três toneladas de resíduos entre os dias 21 e 29 de junho e reciclados 99% do lixo produzido ao longo desse período. A ação poupou cerca de 3 mil kg de CO², economizando mais de 12 mil kWh de energia. Os principais materiais coletados em 2025 foram o vidro (1.281 kg), seguido de lonas (574 kg) e copos de papel (312 kg). Já as presilhas, que mais tarde se transformam em quilhas, correspondem a 204 kg dos resíduos.
A WSL volta a Saquarema entre os dias 11 e 19 de outubro para a realização do Banco do Brasil Saquarema Pro, válido pelo Challenger Series (CS), competição que acontece até março e vai classificar dez surfistas homens e sete mulheres para a disputa do Championship Tour (CT) 2026, principal competição de surfe do mundo.
Além da sustentabilidade, o impacto econômico em Saquarema também é notável. A edição deste ano movimentou R$ 179 milhões e gerou 6.632 empregos para o município, consolidando a cidade como destino turístico, esportivo e cultural. Com a renovação do contrato até 2028, Saquarema se mantém como a única cidade do mundo a receber três etapas chanceladas pela liga — o Qualifying Series (QS), o Championship Tour (CT) e o Challenger Series (CS). De acordo com o calendário oficial da WSL, em 2026 Saquarema receberá a quinta etapa do circuito mundial, com janela prevista entre 12 e 20 de junho.
Esse ciclo é fortalecido pelo investimento da prefeitura em políticas esportivas permanentes, que garantem inclusão e formação de novos talentos. Projetos como Viva + Esporte, Atletas do Futuro, ASAS Surf Adaptado, CT Léo Neves e VivaVôlei ampliam o acesso ao esporte para crianças, jovens e adultos, reforçando o papel do município como Capital Nacional dos Esportes.