Instituto BW realiza soltura de três tartarugas-verdes reabilitadas em Araruama

Amanhã, dia 2 de outubro de 2025, às 9h, o Instituto BW (IBW) promove a soltura de três exemplares da espécie Chelonia mydas, popularmente conhecidas como tartarugas-verdes, na Praia do Vargas, em Praia Seca – Araruama/RJ.

A ação faz parte das atividades do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES), do qual o IBW é uma das instituições executoras no estado do Rio de Janeiro. O projeto é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, e busca monitorar e proteger espécies da fauna marinha.

Entenda o caso

As três tartarugas que serão devolvidas ao mar foram encontradas durante uma ação da Prefeitura de Araruama, por meio da Guarda Ambiental, realizada a pedido do Ministério Público na Praia do Vargas. Na ocasião, a equipe retirava uma rede de pesca quando encontrou os animais presos. O Instituto BW foi acionado imediatamente para receber os animais em seu Centro de Reabilitação e Despetrolização.

Durante o processo de recuperação, além de tratar os ferimentos causados pelo enredamento, as tartarugas também eliminaram resíduos de lixo marinho ingeridos, o que prolongou o período de cuidados. Agora, plenamente reabilitadas, elas estão aptas a retornar ao habitat natural.

Após receberem alta médica, os animais foram anilhados (marcados com numeração controlada pelo Centro TAMAR/ICMBio) e estão prontos para a soltura.

De acordo com a coordenadora de veterinária do Instituto BW, Dra. Paula Baldassin, a presença da comunidade é essencial:
“A participação popular fortalece a sensibilização quanto à preservação da fauna marinha e reforça a importância do engajamento coletivo na proteção do nosso litoral.”

Alerta à população

O Instituto BW reforça que, ao encontrar tartarugas-marinhas, aves ou mamíferos marinhos mortos ou debilitados, a população não deve devolvê-los à água. É fundamental acionar imediatamente o número 0800 991 4800 e aguardar a chegada da equipe de resgate.

Sobre o Instituto BW

Fundado em janeiro de 2020, o Instituto BW para a Conservação e Medicina da Fauna Marinha é uma organização não governamental que atua na região dos Lagos e norte fluminense. Sua missão é incentivar, promover, desenvolver e apoiar ações de pesquisa, educação ambiental, conservação e medicina veterinária voltadas para a fauna silvestre.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia