Objetivo da prefeitura é regulamentar prática em local seguro e controlado
Os esforços da Prefeitura de Macaé para um melhor ordenamento no trânsito do município avançaram nesta segunda-feira (8). O prefeito Welberth Rezende se reuniu com o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, o vereador Reginaldo Oliveira, o coordenador de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati e representantes do grupo “Wheeling” (o chamado Grau) para buscar medidas que reconheçam essa modalidade de prática esportiva. O objetivo é oportunizar prática de lazer, esporte e turismo para o município.”A prática de manobras no trânsito é vedada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o governo não vai deixar jamais de fiscalizar e punir quem fizer tais práticas. No entanto, ouvindo os representantes do grupo, concordei em liberar uma área pública para que os praticantes do “Wheeling” possam fazer suas manobras, em ambiente seguro e controlado”, pontuou Welberth Rezende.
O “Wheeling”, também conhecido como Wheelie ou Stunt, é basicamente a prática de manobras e equilíbrio sobre duas rodas. No Brasil, é mais conhecido como “Grau” e, apesar de ser praticado de forma inadequada por “motoqueiros” nas ruas da cidade, também é considerado como um esporte, se desenvolvido com o devido treinamento e medidas de segurança apropriadas.
Atendendo ao pedido do prefeito Welberth Rezende, o secretário de Mobilidade Urbana destaca que a pasta irá estudar uma área para que a prática do “Wheeling” seja uma atividade segura para todos, desde que haja a contrapartida dos praticantes.
“Pessoas que realizam acrobacias em vias públicas da cidade são irresponsáveis e devem ser repreendidas de acordo com o que estabelece a lei. Muitos adolescentes tendem a seguir esses praticantes do “Wheeling”. Este é um dos motivos para que essa iniciativa dê certo, com a participação deste grupo em ações em conjunto com a Coordenadoria de Educação para o Trânsito. Isso é fundamental para uma maior sensibilização”, concluiu Jayme Muniz.
Os representantes do “Wheeling” ficaram de criar uma associação que irá trabalhar em conjunto com a Coordenadoria de Educação para o Trânsito em campanhas educativas do município.
O CTB, em seu art. 244, III, estabelece que conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda é infração de natureza gravíssima, sete (7) pontos, multa de R$ 293,47, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do documento de habilitação.
Foto: Comunicação Macaé