Após lançar o livro de contos e poesias, que exploram o desejo, emoções e vivência da mulher preta: “Há quarto anos Sou Preta!”, Aline Botelho lança em 2025 uma nova história, “Os Encantos de Enila”, pela Editora Rubi.
O livro é mais do que uma narrativa: conta a trajetória de Enila, uma jovem negra em processo de redescoberta de si, que atravessa os desafios da adolescência enquanto semeia caminhos de pertencimento, coragem e reconexão com suas ancestralidades.
Uma história sensível e potente, cada página pulsa com o desejo de que jovens como Enila possam se ver, se ouvir, se reinventar e se amar. Com uma linguagem poética, marcada por referências afrorreferenciadas e escutas profundas, a autora nos convida a sonhar coletivamente com uma educação onde afetividade e ancestralidade caminham lado a lado.
Ler e crescer não é apenas um processo individual, mas um ato político, coletivo e amoroso. Um quilombo afetivo se ergue com raízes fortes, mesmo que sobre o concreto.
Hoje, a autora Coordena o Departamento de Igualdade Racial, instituído pela Primeira vez, na Secretaria de Educação, na Gestão Daniela Soares. Aline, ainda mediou a Palestra de Conceição Evaristo na Feira Literária de Araruama, este ano.
Interessados podem adquirir o livro no site da própria Editora Rubi: https://www.rubieditorial.com.br/product-page/os-encantos-de-enila
