Prefeitura Saquarema renova contrato com a WSL e garante maior etapa de surfe do mundo no Brasil por mais três anos

Capital Nacional do Surfe seguirá como palco do VIVO Rio Pro até 2028, consolidando-se como referência mundial da modalidade e motor de desenvolvimento econômico, social e cultural em Saquarema e na Região dos Lagos


A Prefeitura de Saquarema e a WSL anunciaram, nesta quarta-feira (10), a renovação da parceria para sediar a etapa brasileira do Championship Tour (CT), a divisão de elite do surfe mundial, por mais três anos. O acordo assegura a realização do VIVO Rio Pro até 2028, atualmente a maior etapa do surfe mundial, consolidando também o ‘Maracanã do Surfe’ como um dos principais palcos globais do esporte.
A decisão reforça a sinergia entre a WSL e o município de Saquarema, que, ao longo dos últimos anos, transformaram a etapa em um ecossistema de experiências e em uma das maiores plataformas esportivas, turísticas e econômicas do país. Apenas em 2025, o evento movimentou R$ 179 milhões na economia local, segundo estudo da EY, com geração de 2.665 empregos diretos e R$ 93 milhões em renda para famílias da região.


“Saquarema é uma cidade com um calendário de eventos ao longo do ano, não só no esporte, mas em outros setores. Mas o Mundial de Surfe é sempre especial, não só por projetar o nome da cidade internacionalmente, mas também por movimentar a economia, fortalecer o turismo e gerar oportunidades para quem vive na cidade”, destacou a prefeita Lucimar Vidal.


“A cidade se tornou sinônimo de surfe em escala global. A renovação da parceria por mais três anos consolida a etapa brasileira como um ativo estratégico não apenas para o esporte, mas para a economia criativa e o turismo. O Vivo Rio Pro é hoje o maior evento do estado do Rio de Janeiro fora da capital, e seguirá crescendo, conectando marcas, fãs e comunidades locais”, destaca Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.


Além das disputas na água, a etapa brasileira tem se destacado pela capacidade de inovação. Em 2025, o Festival Sun, Sound & Soul, às vésperas do início da competição, reuniu artistas como Filipe Ret, Toni Garrido e Gabi Melim, antecipando a chegada de turistas. A edição também contou com ativações inéditas, experiências interativas, programação infantil, clínicas esportivas e a parceria com a NBA Brasil, por meio do projeto sustentável “Nets For Change”, que transforma redes de pesca em cestas de basquete.


Com público recorde de 410 mil pessoas em Itaúna e transmissões que alcançaram milhões de espectadores no Brasil e no exterior, o Vivo Rio Pro consolidou-se como uma vitrine global para marcas e atletas, fortalecendo ainda mais a imagem de Saquarema como destino esportivo e turístico.
Além do VIVO Rio Pro, Saquarema segue sendo a única cidade do mundo a sediar três etapas da competição, o Championship Tour, o Challenger Series e o Qualifying Series. Entre os dias 12 e 20 de outubro o Challenger Series, torneio que é a porta de entrada para a elite mundial do surfe e definirá os últimos classificados para o Championship Tour de 2026.

A competição deve reunir alguns dos melhores surfistas do mundo em busca de pontos cruciais, movimentando novamente a rede hoteleira, restaurantes, bares e serviços turísticos, além de gerar centenas de empregos diretos e indiretos.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia