A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, deu início às inscrições para o EPES+40 Tech, um programa voltado para combater o analfabetismo digital entre os moradores do município com mais de 40 anos.
Com o objetivo de promover a inclusão digital e ampliar o acesso ao conhecimento tecnológico, o programa oferecerá 300 vagas gratuitas ao longo deste ano. As aulas serão realizadas na Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema – EPES, localizada no Fly Shopping, na Rodovia Amaral Peixoto, km 71, em Bacaxá. As inscrições podem ser feitas, presencialmente, no primeiro andar do shopping, ou pelo WhatsApp (22) 99620-0050.
O EPES+40 Tech
O programa, que integra a contrapartida social da Casa Brasil com a Prefeitura de Saquarema, tem como proposta preparar os participantes para os desafios da era digital. Mais do que ensinar o uso de computadores, softwares e ferramentas do cotidiano, o EPES+40 Tech busca oferecer conhecimentos essenciais de programação e empreendedorismo, capacitando os alunos para o mercado de trabalho e para uma vida mais conectada. O curso, que abrange informática básica, terá duração de uma semana e os participantes farão jus a certificado de conclusão e apostilas. Realizado em dois horários – 8h às 9h30 e 10h às 11h30 –, terá aulas nos seguintes períodos: 15/09 a 20/09, 22/09 a 26/09, 29/09 a 03/10, 06/10 a 10/10 e 13/10 a 17/10.
Conforme informa a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa é um passo fundamental para reduzir desigualdades sociais e tecnológicas. Afinal, em um mundo cada vez mais digital, quem não domina as ferramentas tecnológicas acaba ficando à margem de diversas oportunidades. O objetivo do programa é mudar essa realidade e mostrar que nunca é tarde para aprender.
O EPES+40 Tech pretende transformar a relação dos alunos com a tecnologia, permitindo que eles se sintam confiantes para utilizá-la tanto em situações pessoais quanto profissionais, garantindo, assim, uma verdadeira inclusão digital.