Concessionária está implantando, no local, mais de 100 metros de rede de captação e uma estação elevatória
A Prolagos iniciou uma nova obra de reforço no esgotamento sanitário, desta vez, na região do Mercado do Peixe, em Cabo Frio. Estão sendo implantados uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) e mais de 100 metros de rede, que terão como objetivo interceptar e impulsionar o efluente para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Jardim Esperança, que passa por obras de ampliação.
O objetivo da intervenção no Mercado do Peixe é interceptar o esgoto gerado por imóveis e estabelecimentos da região, garantindo uma nova barreira de proteção para a Lagoa de Araruama, em um dos pontos mais tradicionais de Cabo Frio. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o fim de setembro.
“A obra que estamos realizando na região do Mercado do Peixe é um investimento estratégico para o sistema de esgotamento sanitário de Cabo Frio. A nova Estação Elevatória de Esgoto e a rede implantada foram projetadas para reforçar a interceptação e o direcionamento do efluente, garantindo que ele não seja lançado na Lagoa de Araruama. Essa intervenção reforça nosso compromisso com a proteção do meio ambiente e com a saúde da laguna”, comentou o gerente de Serviços da Prolagos, Ricardo Crescencio.
Todo o efluente captado após a conclusão das obras será direcionado para o cinturão coletor de esgoto, que foi implantado no local no ano passado. Depois, ele é impulsionado para a ETE, que está passando por obras de ampliação e modernização.
Atualmente, a Prolagos está investindo mais de R$ 400 milhões somente em melhorias para o esgotamento sanitário nas cidades em que atua. Uma delas é a ampliação e modernização da outra Estação de Tratamento de Esgoto de Cabo Frio, na Praia do Siqueira. Somando as intervenções nas duas estações de Tratamento de Esgoto de Cabo Frio, o investimento total é de quase R$ 170 milhões.