Hospital Municipal da Mulher de Cabo Frio inicia visitas guiadas para gestantes

Agendamentos acontecem duas vezes por semana e objetivam apresentar a maternidade para famílias interessadas em realizar o parto na unidade de saúde

Sentir segurança e conforto acerca da maternidade escolhida costuma ser uma das prioridades de toda gestante enquanto aguarda o dia do parto. Pensando em proporcionar essa tranquilidade às famílias, o Hospital Municipal da Mulher (HMM) de Cabo Frio iniciou visitas guiadas às gestantes que desejam conhecer o atendimento na unidade de saúde do Braga. O agendamento pode ser feito para as terças e sextas-feiras, sempre às 13h30, e serão marcadas por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) onde a gestante realiza o Pré-natal.

Cada dia de visita disponibilizará até dez vagas, sendo permitido à visitante levar um acompanhante de livre escolha. A iniciativa é voltada para grávidas com idade gestacional a partir de 28 semanas, com prioridade, neste momento, para as mulheres que estão mais próximas do termo (a partir de 37 semanas), considerando que podem entrar em trabalho de parto a qualquer momento.

No dia agendado, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência e apresentar cartão de pré-natal e documento de identidade na portaria principal da maternidade, onde será feito o acolhimento pela equipe de enfermagem responsável.

O roteiro da visita inclui a apresentação dos principais setores da maternidade, com explicações sobre o funcionamento de cada um:

  • Recepção e fluxo de chegada para atendimento no dia do parto ou em situações emergenciais
  • Acolhimento e Classificação de Risco
  • Setor de Pediatria
  • Alojamento Conjunto
  • Unidade de Cuidados Intermediários (UCINco)
  • Sala de Parto e Centro Cirúrgico

Ao final de toda visita, a gestante ainda participará de uma roda de conversa com orientações sobre o que levar e o que não levar para a maternidade; sinais de trabalho de parto; plano de parto e protagonismo da gestante; a importância da amamentação; testes de triagem neonatal (pezinho, orelhinha, coraçãozinho) e vacinas ao nascer; prevenção e conscientização sobre violência obstétrica, entre outros temas.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia