A alegria tomou conta de Araruama com a oficina de palhaçaria realizada pela Trupe Cabeça Oca, no último dia 15 de fevereiro no Colégio Sant´Anna. Fundada em junho de 2022 a Trupe Cabeça Oca é um exemplo inspirador de como a arte e a humanização podem transformar vidas. Formada por voluntários a organização utiliza a figura do palhaço como um poderoso meio de interação e comunicação em hospitais e comunidades.



A oficia foi ministrada por Marco Andrade, palhaço há mais de 36 anos, tendo realizado oficinas em todo o Brasil e exterior: “Tivemos a oportunidade para mergulhar no universo do palhaço, explorar sua sensibilidade e descobrir formas de expressão autênticas. Durante a oficina, foram trabalhados: o estado do palhaço e sua prontidão em cena. Realizamos jogos de improvisação que transitam entre o cômico e o sensível. Além de exercícios individuais e em grupo que estimulam criatividade, flexibilidade e raciocínio. Trabalhamos vivências que conectam com a fragilidade humana, revelando ações verdadeiras que encantam e emocionam.”

Segundo a coordenadora da Trupe, Cláudia Vidal, a expansão do projeto para a Região dos Lagos, está trazendo muitas oportunidades para as pessoas que estão interessadas em fazer o trabalho de palhaçaria dentro do ambiente hospitalar. Com sede no Rio de Janeiro, a trupe foi criada por Cláudia Vidal e Jefferson Alves.
A Trupe cresceu e hoje leva esperança e alegria para mais de 10 hospitais. Entre eles estão importantes instituições da Região Metropolitana, como o INCA e o INTO, e Hospital Unimed Araruama e o Hospital Regional de Araruama (HERC) na Região dos Lagos.
“É com muita alegria que estamos conseguindo formar pessoas que querem fazer esse tipo de voluntariado. O objetivo da oficina é ensinar as técnicas da arte da palhaçaria, levando o voluntário para uma descoberta interna e um conhecimento para desenvolver o seu palhaço e sua palhaça. O Marco Andrade dá esse impacto, pois é um profissional que consideramos muito, com sua vasta experiência e conhecimento”, destacou Cláudia Vidal. A coordenadora também agradeceu o apoio do Colégio Santana, Rádio Costa do Sol, Restaurante Cantinho do Tempero, Padaria Tropical e Supermercados Tinoco.