O objetivo foi inspecionar as unidades de tratamento de água e esgoto da cidade.
A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio acompanhou, nesta quarta-feira (19), a vistoria realizada pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) nas unidades de tratamento de água e esgoto da cidade.
A iniciativa concentrou-se na obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Praia de Siqueira, que está sendo transformada em uma unidade de tratamento terciário. Além disso, foram inspecionadas a subestação da Praia de Siqueira e a comporta do Jardim Excelsior.
O secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, acompanhou toda a vistoria, fortalecendo parcerias com a Agenersa e outras entidades envolvidas, como o Consórcio Intermunicipal Lagos São João e a Prolagos.
“A ação faz parte de um conjunto de iniciativas voltadas à melhoria do saneamento e preservação da Lagoa de Araruama. Esta já é a quarta mobilização da Secretaria em prol do tema, incluindo reuniões sobre a Lei do Esgoto e encontros com prefeitos da região”, destacou Jailton.
O conselheiro da Agenersa, Wladimir Pascoal, também participou da visita. Após o Carnaval, está prevista uma nova reunião para dar continuidade às tratativas sobre saneamento na cidade. Além de Cabo Frio, a ação incluiu visitas a estações de tratamento e elevatórias nos municípios de São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo.