Trupe Cabeça Oca: A Arte do Sorriso que Transforma Vidas

Fundada em junho de 2022, ao final da pandemia, a Trupe Cabeça Oca é um exemplo inspirador de como a arte e a humanização podem transformar vidas. Formada por voluntários a organização utiliza a figura do palhaço como um poderoso meio de interação e comunicação em hospitais e comunidades.

Com sede no Rio de Janeiro, a trupe foi criada por Cláudia Vidal e Jefferson Alves. Em apenas dois anos, cresceu para reunir 50 integrantes, que levam esperança e alegria a 10 hospitais. Entre eles estão importantes instituições da Região Metropolitana, como o INCA e o INTO, e o Hospital Regional de Araruama (HERC).

Na Região dos Lagos o projeto, além de atender o HERC, tem 2 hospitais que estão aguardando a equipe crescer para iniciar as visitas. Para isso a Trupe Cabeça Oca está em busca de voluntários na região:

“Buscamos pessoas acima de 18 anos. Não precisam ser formados em artes, admitimos pessoas comuns. Quando a pessoa for integrada na Trupe, damos cursos de palhaçaria e fazemos a formação.  Para a inscrição preciso preencher o formulário. Quando recebemos a inscrição, damos início ao processo e a pessoa envia os documentos para darmos início ao processo”, explicou a coordenadora Cláudia Vidal.

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8m_wnnCGGYk1SUsyKCXfQ3Nrfix44IMDDRJRHVCguyjrscQ/viewform

A atuação da Trupe Cabeça Oca vai além dos pacientes internados. Os palhaços interagem com todos, desde o porteiro até a direção hospitalar, oferecendo acolhimento em momentos delicados. “Somos agentes de transformação, levando esperança, alegria e escuta ativa às pessoas que muitas vezes estão afastadas de seus lares e familiares”, explica Cláudia.

Baseados na arte, na humanização e na palhaçaria, os voluntários ressignificam a experiência hospitalar, provando que um sorriso pode ser a melhor forma de cuidado.

“Eu realizei um sonho antigo. Poder aquecer um coração transmitindo alegria é uma benção. Provocar um sorriso nos traz a sensação de bem estar, de dever cumprido com amor ao próximo”, destacou a nova integrante da Trupe, Palhaça Dra. Kaká, interpretada por Kátia Cardoso, Diretora da Rádio Costa do Sol FM, em Araruama- RJ.

Com a missão de espalhar alegria, a Trupe Cabeça Oca mostra que, mesmo em tempos difíceis, a simplicidade de um gesto pode ser o alívio que alguém precisa. A Trupe Cabeça Oca é, sem dúvida, a razão do sorriso de muitas pessoas!

Oficina de Palhaçaria com Markim Andrade em Araruama

No dia 15 de fevereiro de 2025, Araruama receberá a oficina de palhaçaria ministrada por Markim Andrade, um renomado artista com mais de 20 anos de experiência. A oficina será realizada no Colégio Sant’Anna, localizado na Rua XV de Novembro, 336, das 9h às 17h, e tem como objetivo oferecer aos participantes uma imersão no universo do palhaço e suas diversas facetas.

O investimento para participar da oficina é de R$ 130,00, com pagamento até o dia 05 de janeiro de 2025, para garantir a reserva da vaga. As inscrições podem ser feitas através do telefone (21) 98841-5762, onde também é possível obter informações sobre o pagamento via chave PIX.

Markim Andrade, natural de Cataguases (MG), é um artista multifacetado que atua como palhaço, escritor, preparador de atores, roteirista, diretor de cinema e teatro, além de ser educador e artista plástico. Ele já se apresentou em diversos estados brasileiros e no exterior, e atualmente é diretor da Oficina de Teatro Pequenos/Grandes Atores, onde prepara crianças, jovens e adultos para o mundo da atuação.

Com a proposta de trabalhar a arte e a vida de maneira profunda e sensível, esta oficina é uma excelente oportunidade para quem deseja explorar a palhaçaria, a criatividade e o encantamento dessa arte milenar.

Matéria Fernanda Santana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia