Búzios: Mercado do Pescador no bairro Rasa começa a funcionar com quiosque e peixaria

O Mercado do Pescador, no bairro Rasa, já está em funcionamento, oferecendo aos moradores e turistas uma nova opção gastronômica e cultural em Búzios. Inaugurado no dia 4 de julho, o mercado é um espaço essencial para a comunidade local, que conta com quiosques e peixarias, além de um núcleo da Secretaria de Pesca e uma sede própria para o Quilombo da Rasa. O objetivo é valorizar as tradições pesqueiras, quilombolas e caiçaras da cidade, ao mesmo tempo em que impulsiona a economia local.

O quiosque do chef de cozinha Fabiano, um dos primeiros a abrir suas portas, é uma das principais atrações do mercado. “Estamos muito felizes com a abertura do quiosque. Aqui, trabalhamos com pescada fresca da Rasa e temos uma variedade de pratos, como peixe na brasa, espaguete de frutos do mar, além de drinks e almoço. Venha viver essa experiência gastronômica com a gente. Estamos abertos todos os dias, exceto às terças-feiras”, convida Fabiano.

Além do quiosque, a peixaria de Paulo também já está atendendo o público, de terça a domingo. Paulo convida os clientes a conhecerem a variedade de produtos frescos: “Aqui você encontra peixe e camarão fresquinho, direto do mar para sua mesa. Venha fazer suas compras e levar para casa o melhor da pesca local!”

O Mercado do Pescador foi uma promessa do prefeito de Búzios, Alexandre Martins, atendendo uma antiga demanda das comunidades tradicionais, como os pescadores e quilombolas da Rasa. O espaço, que homenageia o pescador Pedro José de Souza, falecido em 2021, e foi projetado para ser um ponto de encontro cultural e gastronômico, também serve como um motor de desenvolvimento para a região.

Além das peixarias e quiosques, o mercado conta com a sede do Quilombo da Rasa, o espaço de marisqueiras e uma área infantil inclusiva, reforçando o compromisso da Prefeitura com a acessibilidade e a preservação cultural local. O local já se consolidou como um ponto de referência para o turismo, promovendo a cultura quilombola e caiçara de Búzios.

O prefeito Alexandre Martins destaca que a implementação do Mercado do Pescador representa um passo importante para fortalecer a identidade da cidade e proporcionar um retorno econômico à comunidade. “Estamos cumprindo um compromisso com as comunidades tradicionais, valorizando suas histórias, suas lutas e suas tradições”, afirmou o prefeito, lembrando a importância do espaço para a preservação da memória local.

O Mercado do Pescador é, portanto, mais que um centro comercial: é um símbolo de resistência, de valorização da cultura e de apoio à economia local. Com a entrega dos boxes e a abertura dos quiosques, o mercado reafirma seu papel como polo cultural, turístico e econômico para Búzios e seus moradores.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia