Todos os anos, milhares de brasileiros esperam a Black Friday para buscar descontos e preços mais baixos. Algumas ofertas podem ser excelentes, mas também é preciso ficar atento para não cair em golpes de sites fraudulentos ou comprar itens com falsas promoções, que aumentam o valor de uma mercadoria um pouco antes da data, “fantasiando” o desconto no dia. O famoso “pela metade do dobro”.
Nesse ano a última sexta do mês será dia 29 de novembro. Mas as propagandas já estão rolando e você já pode ir monitorando os preços e se preparar melhor para o dia. Vários sites ajudam nisso.
Entre eles, estão o Bond Faro e o Já cotei: que listam produtos com o menor preço dos últimos seis meses pra você conferir se o valor realmente baixou.
Tem também o Baixou Agora: uma extensão do Mozilla e do Chrome para acompanhar a queda de preços em várias lojas online.
Tem o Zoom: que também compara preços e acompanha a oscilação de valores identificando com o selo Black Friday.
E o Pelando: um site que é como uma rede social de compras alimentada pelos próprios consumidores, que podem avaliar se as promoções são confiáveis.
Mas se você vai vender na Black Friday, preste atenção nessas dicas:
A primeira dica é se preparar para o aumento da demanda. Certifique-se de que o estoque dos produtos que entrarão em promoção esteja bem abastecido e, a sua equipe de vendas, apta a atender mais clientes.
A segunda dica é: Não ofereça descontos “maquiados”. Não inclua o seu negócio na lista da “Black Fraude”. Dê descontos reais.
A terceira dica é investir em divulgação on-line. Poste bastante, marque potenciais clientes, faça anúncios na internet e no rádio. Afinal, quem não é visto não é lembrado.
A quarta dica é planejar com antecedência a campanha. Quais produtos terão desconto? Quanto pretende baixar os preços? Já sabe como vai divulgar as promoções? E por aí vai.
A quinta dica é tentar vender produtos realmente desejados. Nada de ponta de estoque. Tem consumidor que fica o ano inteiro esperando pra comprar o produto dos seus sonhos nessa época do ano.
Uma dica bônus é: se for uma compra de Natal e você envia o produto por uma transportadora ou pelos Correios, garanta ao cliente que o produto vai chegar a tempo.
Se você realmente quer atrair novos clientes e fidelizá-los, use a Black Friday para oferecer o que a sua empresa tem de mais interessante. Nesse período, muitos comércios estão preparando ofertas atrativas, e se você não fizer o mesmo, vai acabar ficando para trás.
E você, vai aproveitar a Black Friday esse ano ou está imune às tentações? Me conta no Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!