A prática regular de exercícios físicos pode reduzir o risco de desenvolver tumores na mama.
A atividade física pode ajudar a manter o peso corporal adequado, o que é um fator importante na prevenção do câncer de mama.
O exercício físico ajuda a controlar a produção de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, que estão relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama.
A atividade física também ajuda a fortalecer o sistema de defesa do corpo.
A Escola Brasileira de Oncologia Clínica recomenda que se pratique 30 a 50 minutos de exercícios moderados diariamente.
Além da atividade física, outras medidas que podem ajudar a prevenir o câncer de mama são: Manter uma alimentação saudável, Evitar ou reduzir alimentos ultrapassados, frituras e açúcar.
Além da prevenção, a atividade física também é importante para quem está com câncer de mama, por oferecer benefícios físicos e psicológicos.
Qualquer tipo de atividade física tem ação preventiva contra o câncer de mama, mas o efeito particular que a musculação tem na prevenção deste tipo de tumor, por melhorar o metabolismo, reduzir a inflamação crônica e a perda muscular associada ao envelhecimento.
Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor.