Com apoio do Governo do Estado, 32 atletas vão representar o Rio de Janeiro na Copa das Federações de Tênis, em Uberlândia

Evento reúne os principais talentos do país entre os dias 20 e 25 de julho; em 2023, equipe que representou o estado saltou do 10º para o 5º lugar na classificação geral

Mais de 30 atletas do tênis estão de malas prontas para representar o Rio de Janeiro na Copa das Federações de Tênis, promovida pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), em Uberlândia, Minas Gerais, entre os dias 20 e 25 de julho. O evento reúne os principais talentos do país no Praia Clube e é disputado no tradicional formato por equipes representadas por cada estado, nos moldes da Copa Davis e da Billie Jean King Cup. Cada estado convocou os tenistas nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos (feminino e masculino). Os atletas viajam com apoio do Governo do Rio, por meio da contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte.

– Este evento reúne os principais talentos do país no Praia Clube e segue o tradicional formato por equipes, similar à Copa Davis e à Billie Jean King Cup, e a equipe do Rio de Janeiro mais uma vez conta com o apoio do Governo do Rio, por meio da contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte, destacando a importância do incentivo governamental no desenvolvimento do esporte juvenil, uma vez que estão indo representar o Rio atletas de 12 a 18 anos de idade, tanto no feminino quanto no masculino – disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani. 

A participação de tenistas do Rio de Janeiro tem evoluído a cada ano de competição. Após conquistarem o 10º lugar na classificação geral em 2019, a equipe subiu para o 6º lugar em 2022 e no ano passado conseguiu o 5º lugar. Este ano, além de 32 atletas da Associação Tênis RJ, entidade de prática esportiva cadastrada na CBT, a equipe fluminense vai contar com oito técnicos, além de um preparador físico, um fisioterapeuta e representantes da associação.

– Neste ano esperamos melhorar ainda mais os resultados tendo em vista todo trabalho realizado pela Tênis RJ, principalmente com a parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, do Governo do Rio – disse Ernesto Neto, diretor-executivo do Tênis RJ.

No rastro do sucesso de Bia Haddad, principal tenista brasileira na atualidade, a competição visa à revelação de novos talentos, e também vale pontuação para o ranking nacional. Evento tradicional no calendário do tênis nacional, a Copa das Federações será realizada pelo oitavo ano consecutivo no Praia Clube. Em razão da pandemia da Covid-19, as edições de 2020 e 2021 não aconteceram.

– A cada ano constatamos um aumento no número de juvenis participando de competições nacionais, que se dá pela qualidade dos eventos oficiais da CBT. Com o Brasileirão e a Copa das Federações não é diferente, temos um recorde esse ano com mais de mil atletas inscritos no Brasileirão. Tenho certeza que faremos mais uma ótima edição. A estrutura do Praia Clube é ideal para eventos desse porte e ainda contaremos com o Cajubá Country Club como subsede – destacou Aristides Barcellos, o vice-presidente CBT.

Foto: Divulgação/CBT

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia