Prefeitura de Arraial do Cabo entrega a obra que era um sonho antigo da população
O Pronto-Socorro Bárbara Amaral de Macêdo, em Figueira, já é realidade! A unidade foi entregue aos moradores nesta quinta-feira (06) e já está em pleno funcionamento. Localizado na RJ 102, S/Nº, o local funciona com serviço de urgência e emergência para demandas espontâneas, durante 24 horas.
O prédio conta com três consultórios para atendimento de emergência, três salas amarelas e uma vermelha, uma sala de medicamento, uma sala para gesso, uma sala de sutura, duas salas de isolamento, uma sala de curativo, uma de Raio- X, uma sala de classificação de risco, uma sala de acolhimento, farmácia, um consultório odontológico para urgência, um laboratório e uma sala de assistência social.
O Secretário de Saúde de Arraial do Cabo, Jorge Diniz, ressaltou a importância da obra para a população. “Essa inauguração é carregada de história. Um Pronto-Socorro totalmente pensado e planejado nos mínimos detalhes para atender a nossa população e atingir o objetivo, que é a prestação do serviço de urgência e emergência. Então é mais um dispositivo que a gente tem na cidade, que vai funcionar em conjunto com o Hospital Geral. É um momento único na história de Arraial do Cabo, principalmente no que diz respeito aos distritos, ao desenvolvimento da cidade e um olhar justamente para o atendimento do cidadão”.
Modernizado, climatizado e amplo, o Pronto-Socorro também segue todas as determinações da Norma Brasileira de acessibilidade, e conta com mapa tátil – para orientar pessoas com deficiência visual – há também alerta de piso (fotoluminescente), barra dupla para pessoas de baixa estatura e baixa locomoção.
A nova estrutura oferece acessibilidade também para quem não pode se locomover: um elevador com espaço para cadeirante e um acompanhante também faz parte da nova estrutura. Ao todo foram construídos nove banheiros acessíveis com barra de apoio, sanitário elevado, torneiras com acionamento por alavanca e os dispensadores de sabonete e papel com altura adaptada.
“Quem é morador, sabe da grandiosidade dessa obra, que hoje é um pronto-socorro. Um prédio moderno, com toda infraestrutura e dignidade que a população e os profissionais de saúde merecem. O projeto, desde quando estava no papel até o fim da execução, foi feito com amor, muito carinho, muito respeito a um equipamento público que vai cuidar de pessoas, salvar vidas. Há 39 anos a população dos distritos esperava por esse momento!”, destacou o Prefeito Marcelo Magno.