Entre os dias 10 a 14 de novembro, acontecerá “O FESTAR” – Festival de Teatro e Artes Cênicas de Araruama, que chega em seu 4º ano de evento. Com a proposta de trazer espetáculos de todos os lugares do Brasil, o evento tem como objetivo de fomentar a cultura da cidade e movimentar o turismo. Esse ano virão 15 grupos de diversos estados do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais e até Goiás.
Além dos diversos espetáculos, a premiação contará com os jurados Luciana Ezarani, Jefferson Santi e Leandro Porto ajudando a decidir os vencedores dos 36 prêmios nas categorias de melhor direção, melhor cenário, melhores atuações, e muito mais. Serão quase 60 artistas de outras localidades circulando pela cidade nesses dias, trocando experiências e mostrando seus incríveis trabalhos nessa festa cultural que já é tradição na cidade.
A partir de sábado, às 9 horas, ainda terá o “DEBATE FESTAR”, uma reunião com o grupo, jurados e outros interessados para conversar sobre os espetáculos do dia anterior.
O evento é uma iniciativa do Gene Insanno Companhia de Teatro, e acontecerá no Teatro Municipal de Araruama, na Praça João Hélio e no eMGI – Ponto de Cultura.
Confira a programação completa:
10/11 – sexta-feira
14h – O Príncipe Feliz
Cia Novo Ato – Goiânia/GO
Classificação: Livre
Duração: 55 minutos
Sinopse: ESPETÁCULO INFANTIL “O PRINCIPE FELIZ” adaptado do conto do escritor irlandês Oscar Wilde que conta a saga do Príncipe que vivia feliz em seu palácio até conhecer a triste realidade e ficar preso a um pedestal como estátua. Ele conta com a ajuda da meiga e Andorinha para poder ajudar as pessoas.
16h30 – O Céu provoca o espírito trágico
Coletivo Direito ao Sensível – Rio de Janeiro/RJ
Classificação: 16 anos
Duração: 45 min
Sinopse: Uma artista sofre o luto de seu pai dentro de um manicômio, vivendo solitária e em “excesso” de sensibilidade. Ao se questionar sobre a própria existência e visualizar no ofício de artista o único escape para a própria vida dentro daquele lugar, ela toma a atitude extrema de criar uma performance da sua morte.
19h30 – A Casa – Do sonho dos filhos ao pesadelo dos pais
Trupe Insanna – Araruama/RJ
Classificação: 16 anos
Duração: 50m
Sinopse: O espetáculo narra os conflitos de uma casa onde a família, assim como todas, encobre suas dores e segredos.
Mas aqui é diferente, pois os tormentos, angústias e medos mais profundos de seus moradores vêm à tona através de sonhos reveladores.
Nos resta saber se eles estão dispostos a ouvir tudo que a casa tem a dizer. E você/ está preparado?
21h30 – Cova Rasa
Grupo UMMA – Rio de Janeiro/RJ
Classificação: 16 anos
Duração: 80 min
Sinopse: Cova Rasa é um espetáculo experimental, carregado de mentiras e verdades que se cruzam em um embate pela vida e pela morte. Em meio a tudo isso existe um caminho que não devia ter sido seguido. Quatro pessoas disputam uma oportunidade para voltar à vida. Mas um confronto os levará a refletir sobre quem eles são e as verdadeiras circunstâncias de suas mortes.
11/11 – sábado
14h – A Lebre e a Tartaruga
Teatrama – Araruama/RJ
Classificação Livre
Duração: 55 min
Sinopse: Numa feira literária, um grupo de contadores disputa a atenção do público para contar suas histórias. Até que, juntos decidem contar a história “A Lebre e a Tartaruga” de uma forma divertida, cheia de interação e musicalidade.
16h30 – Bodas de Sangue
Caixa Preta Cia de Teatro – Garça/SP
Classificação: 16 anos
Duração: 40 min
Sinopse: Partindo da aproximação entre a peça Bodas de Sangue, de Fedèrico Garcia Lorca e o filme homônimo dirigido por Carlos Saura, a Cia. cria uma cerimônia de bodas e de morte, sem o uso da palavra falada e a partir de máscaras inteiras, humanizadas e expressivas e com sonoplastia autoral e ao vivo.
19h30 – Streaming
Dream Team – Rio de Janeiro/RJ
Classificação: 12 anos
Duração: 50 minutos
Sinopse: No novo espetáculo do grupo Dream Team, os improvisadores apresentarão a mais nova plataforma de STREAMING do mercado e a plateia selecionará o que quer assistir. Coloque a sua melhor roupa de ficar em casa e venha desfrutar do espetáculo mais confortável do Brasil!
21h30 – Juca
Grupo Teatro Obrigatório – Rio de Janeiro/RJ
Classificação: 14 anos
Duração: 60 min
Sinopse: O espetáculo “JUCA” é uma livre adaptação do texto “Cabaret Valentin”, de Karl Valentin, onde somos convidados para o boteco carioca do Vô José Grimaldi no centro de Bangu City. Se reúnem com ele amigos de longa data e clientes fiéis. Aceita um chope?
12/11 – domingo
14h – Coloridinho
Trupe Colorida – Rio de Janeiro/RJ
Classificação Livre
Duração: 50 min
Sinopse: Existe um mundo novo chamado COLORIDINHO. Nesse mundo, tudo é criado pela imaginação. Além de uma biodiversidade incrível, o mundo conta com muitas tribos e hoje nós vamos contar a história da tribo de… A trupe e as crianças criam as histórias sobre a Tribo.
15h30 – Verão Tropical
Uili So – Cabo Frio/RJ
Classificação Livre
Duração: 35 min
Sinopse: “Verão Tropical” é um espetáculo que faz a festa com a nossa cultura e a alegria! Dança, mágica, circo, teatro e uma pitada de bom humor se juntam nessa incrível jornada, cheia de risos e energia. É uma experiência imperdível, perfeita para curtir com a família e os amigos de todas as idades. Prepare-se para dar boas gargalhadas e celebrar a vida conosco!
16h30 – Casa 793
Gene Insanno/Casa 2 – Araruama/RJ
Classificação 12 anos
Duração: 40 min
Sinopse: A casa de Dona Maria e Seu Ely parece como a de qualquer casa de família com histórias pra contar. Conheça o cotidiano dessa família. O que tem nessa janela?
19h30 – Tebas Reloaded
Cia Ar Cênico – Nova Iguaçu/RJ
Classificação: 16 anos
Duração: 70 minutos
Sinopse: Tebas, inspiração de grandes tragediógrafos. Local do nascimento de Dionísio, Deus do teatro e filho de Zeus com uma mortal, Semele. A inspiração de vários dramaturgos em Grécia e ao redor do mundo. Sempre reescrita, repensada, recarregada. Agora a cidade Grega será recarregada mais uma vez para limpar os pecados de seus habitantes. Na quente Baixada Fluminense, mais precisamente em Nova Iguaçu. Digo, Nova Tebas Iguaçu.
21h30 – StanProv
Stan Prov – Rio de Janeiro/RJ
Classificação: 14 anos
Duração: 60 min
Sinopse: StanProv é um espetáculo solo de comédia inovador que reúne uma dramaturgia totalmente improvisada e contação de histórias com uma perspectiva griô, ou seja, como um indivíduo africano detentor e contador de histórias, conhecimentos e mitos. Com sugestões dadas pelo público e no o formato ‘One Man Show’, Leandro Austin é, ao mesmo tempo, o performer, o narrador e o ator de um espetáculo com um variado número de personagens que contracenam entre si.
13/11 – segunda-feira
14h – O Lobisomem Guará da Vargem Grande
Cia Pais e Filhos – São João Nepomuceno/MG
Classificação Livre
Duração: 55 min
Sinopse: Uma divertida e lúdica história, no qual o seu contador faz uso de cantos, instrumentos musicais, causos, poesia, humor e bonecos para contar sobre o encontro do casal Janice e Genaro em uma festa na pracinha da pequena cidade.
Na sequência, o rapaz terá um surpreendente encontro com o lobisomem guará, na Vargem Grande, um distante lugarejo onde vive Janice. Momentos de terror, suspense, divertidas performances com o público e inesperado desfecho.
O folclore, as cantigas, a poesia e a regionalização também são elementos utilizados neste trabalho que valoriza a cultura brasileira para crianças e adultos.
15h30 – Chapeuzinho Vermelho, Outro Conto
Porão – Produções Culturais – Ribeirão Preto/SP
Classificação Livre
Duração: 50 min
Sinopse: Em “Chapeuzinho Vermelho, Outro Conto”, mergulhe em um mundo mágico de surpresas e risadas! Nesta versão única, Chapeuzinho, o lobo e outros personagens icônicos têm segredos divertidos para revelar. Prepare-se para músicas cativantes e lições surpreendentes em uma aventura que vai encantar pais e crianças. Descubra como a vovó, o lobo e até mesmo Chapeuzinho têm mais do que aparentam! Uma produção incrível do Porão – Produções Culturais que vai fazer você repensar o que pensa sobre os contos de fadas. Venha se divertir e aprender conosco neste espetáculo mágico e inesquecível!
19h30 – A Casa de Bernarda Alba
Cia Divino Ato – Ribeirão Preto/SP
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Sinopse: A morte inesperada do patriarca traz consigo uma velha tradição da família Alba: 8 anos de luto. Enclausuradas em suas próprias existências, as filhas de Bernarda digladiam-se longe dos olhos da mãe ao se apaixonarem pelo mesmo homem.
21h30 – Um Tal Guimarães
Trupe do Mangue – Rio de Janeiro/RJ
Classificação: 12 anos
Duração: 75 min
Sinopse: E se o Guimarães Rosa fosse um personagem inventado por ele mesmo? A partir dessa pergunta, Um Tal Guimarães constrói um universo poético-ficcional em que Guimarães Rosa se vê mergulhado ao lado de algumas de suas criações que buscam se vingar do autor por terem sido criadas tal como foram. Além disso, através de uma camada metalinguística, o próprio idealizador e ator Vitor Peres investiga o seu passado como personagem de Guimarães, mas também suas memórias familiares em uma cidade do interior de Minas Gerais.
SAIBA MAIS:
@festar.araruama
@geneinsanno
Realizadores: Gene Insanno e Espaço Multicultural Gene Insanno
Patrocínio: Café Capri do Brasil;
Drika – produtos corporativos;
SSMA – Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama
Mello e Meirelles – Advocacia Cível e Trabalhista
Apoio: Engefer – Distribuidora de Tintas
Pousada Varandas Lagoa Azul
Prefeitura Municipal de Araruama
CIEP 253 – Guimarães Rosa
LED – Iluminação Cênica e Decorativa
Dani Gomes Fotografia
Portal Costa do Sol
Guia MidiaLagos