A estética em odontologia surge acompanhada de uma busca por um sorriso harmônico e branco e deve ser sempre baseada na busca pela melhoria da saúde bucal. Essa a preocupação com a estética não é característica da sociedade moderna, já que existem relatos de que os gregos já utilizavam algumas substâncias ácidas, como o vinagre, associadas a substâncias abrasivas na tentativa de clarear os dentes por meio do desgaste dentário.
A partir de 1960 os primeiros estudos começaram a surgir sobre o clareamento que conhecemos hoje, com géis seguros, quando aplicados pelo dentista. O clareamento dentário atual é um procedimento considerado como minimamente invasivo, que tem como resultado final a branqueamento dos dentes.
Esse é um tratamento muito seguro e eficaz que pode ser realizado sozinho, nos casos onde a queixa do paciente é apenas a cor ou pode ser realizado antes de tratamentos restauradores, assim as restaurações finais serão confeccionadas de acordo com a cor final dos dentes.
O clareamento consiste na aplicação de um gel sobre os dentes. Esse gel tem como função eliminar os pigmentos aderidos aos dentes, por meio de reações químicas. Existem diferentes concentrações e tipos de géis que vão variar de acordo com o tipo de pigmentação do dente e de acordo com o objetivo do clareamento e outras características, como sensibilidade dentária.
Para cada caso existe um tipo de tratamento clareador indicado podendo ser realizado no consultório ou com supervisão, em casa. Dito isso, todos os casos precisam ser avaliados com critério e dedicação para a escolha do tipo de clareamento ideal e, principalmente, do melhor produto.
Se você deseja ter os dentes mais brancos, procure um dentista de confiança, que ele vai saber o melhor tratamento para você.
Por Dra Letícia Vargas
Dra. Letícia Vargas Santos Pedrosa – Cirurgiã-dentista formada pela UFF, Especialista em Prótese Dentária pela UERJ e Mestre em Odontologia com ênfase em Dentística pela UFF. Professora de Dentística e Responsável pela Prisma Odontologia. Atua área de Odontologia Estética, Prótese e Harmonização Orofacial.