Na noite desta terça-feira (07) as fortes chuvas, superiores ao normal, causaram vários pontos de alagamento nos municípios de Região dos Lagos.
Saquarema
A Prefeitura de Saquarema informou que as equipes da Defesa Civil, além da Secretaria de Serviços Públicos e Salvamar, foras para as ruas atender aos chamados de emergência por conta das fortes chuvas que atingiram o município. Todo o efetivo humano e de maquinário esteve em serviço nos bairros mais afetados pela tempestade.
Em média, foram registrados 130 mm de chuva em apenas uma hora. Pontos de alagamento, deslizamento e transbordamento foram notificados em diversos bairros, principalmente no terceiro distrito.
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia e evite transitar por áreas alagadas.
A Defesa Civil orienta que em casos de emergência, a população entre em contato com o órgão ou com o Corpo de Bombeiros.
Cabo Frio
A Prefeitura de Cabo Frio informou que o acumulado das chuvas nas últimas 24 horas foi de 41.8 milímetros em Cabo Frio e 30.6 mm em Tamoios. A Superintendência de Defesa Civil está em estado de observação pelas próximas 48h.
Na noite passada foram registrados no município 8 pontos de alagamento no primeiro distrito, nos bairros Braga, Manoel Corrêa, Guarani, Centro e Parque Burle. Em Tamoios foram registrados 6 pontos de alagamentos, na Avenida Independência e ruas adjacentes. Não há registro de queda de árvores, desabrigados e desalojados.
Araruama – A Prefeitura informou que não houve registro de ocorrências durante as chuvas.
Iguaba Grande – As equipes da Defesa Civil e Serviços Públicos atuou nas ruas durante as fortes chuvas. O Prefeito Vantoil Martins acompanhou o trabalho das equipes.
Arraial do Cabo
A cidade entrou em estado de alerta devido às fortes chuvas. A Defesa Civil informa que o risco de pancadas de chuva ao longo do dia permanece para toda esta quarta-feira (8).
Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil através do whatsapp 22 98865-1113.
A Prefeitura informa que, na manhã de hoje (8), o município ainda registra pontos de alagamentos e o escoamento da água acontece normalmente nos lugares mais críticos. A Secretaria de Serviços Públicos já opera para a retirada de lama e a limpeza das ruas.
Não há relatos de deslizamentos ou desabrigados e a Defesa Civil segue fazendo rondas pelo Centro e Distritos, monitorando a situação devido a continuidade das chuvas.
ATUALIZAÇÃO
– Somente em Monte Alto, o início das aulas foi adiado.
– Devido ao solo encharcado, subida do Pontal do Atalaia foi, temporariamente, restrita a moradores e turistas hospedados no local. a Defesa Civil segue monitorando a área.
Fernanda Guterres Santana