O município de Araruama lançou um projeto grandioso para a formação de futuros atletas do futebol. A prefeita Livia de Chiquinho assinou o decreto do antigo Estádio Guanabara para implantação do projeto “Milésimo Gol Rei Pelé”. O objetivo é buscar novos talentos aos alunos e alunas da Rede Pública Municipal a desenvolverem suas potencialidades futebolísticas.
O projeto também visa homenagear o Rei Pelé e honrar um pedido feito por ele ao fazer o seu milésimo gol no Maracanã, no jogo entre Vasco e Santos, em 1969. Logo depois do feito histórico, o rei disse: “Nesse momento de viva emoção para mim, afirmo que devo tudo o que sou ao povo brasileiro. E faço um apelo para que nunca se esqueçam das crianças pobres. Vamos defender as criancinhas necessitadas.”


O poder público, por meio da Secretaria de Educação, entrou com o decreto de desapropriação 07 do Estádio do Guanabara, que está abandonado há mais de uma década.
O lugar vai passar por reformas e será inaugurado com o nome “Estádio Municipal Rei Pelé”. O espaço vai receber uma estátua do Rei Pelé com 3 metros de altura simbolizando o momento em que o atleta realizou o milésimo gol. O funcionamento será como um Centro Esportivo de Futebol para meninos e meninas da Rede Pública Municipal de Ensino.

O ex-atleta de futebol, Luís Carlos Quintanillha, conhecido como Luisinho Quintanilha. Ele foi tricampeão pelo Vasco e bicampeão carioca pelo Botafogo. Os alunos que apresentarem maior aptidão serão selecionados pelos professores de Educação Física nas unidades escolares para participarem do projeto. Os estudantes devem manter a nota mínima de 6,0 nas disciplinas para que se mantenham no projeto.
Por Pier Luro