Inspeções foram realizadas pelas equipes do Procon-Maricá com base nas denúncias recebidas de consumidores
O município de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, autuou três estabelecimentos comerciais, entre segunda (02) e quarta (04), por armazenamento de alimentos de forma incorreta no Centro, São José de Imbassaí e Itaipuaçu. As equipes do Procon-Maricá realizaram inspeções com base nas denúncias recebidas de consumidores.
A maior quantidade descartada foi em um supermercado no Centro, onde foram encontrados aproximadamente 85 quilos de alimentos sem procedência, mal acondicionados ou fora da validade. Outra irregularidade encontrada foi a dificuldade na emissão de nota fiscal para pessoas jurídicas. A loja foi autuada e será fiscalizada novamente para averiguação das adequações solicitadas.
Outra autuação ocorreu em uma lanchonete que fica às margens da rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), em São José de Imbassaí, onde foram descartados 7,5 litros de milk-shake armazenados de forma incorreta. A mesma situação foi observada em uma padaria no Recanto de Itaipuaçu, onde alguns produtos já estavam deteriorados e cerca de 1,5 quilo de alimentos impróprios para consumo foram descartados. O estabelecimento também foi autuado.
Fiscalização de irregularidade em unidade escolar
As equipes do Procon-Maricá foram acionadas após denúncia de irregularidades em uma escola de Itaipuaçu que anunciou nas redes sociais o fechamento da unidade alegando baixa procura. Porém, já havia uma quantidade de alunos matriculados e que deverão ser indenizados. Após denúncia, a escola foi notificada para prestar esclarecimentos.
Instalação de uma nova sede em 2023
O secretário Felipe Paiva fez uma avaliação positiva do trabalho da pasta e também elencou objetivos para 2023. A primeira mudança no ano novo é a instalação de uma nova sede no Parque Eldorado. Atualmente, a secretaria funciona no prédio dos Serviços Integrados Municipal (SIM), no Centro. De acordo com Paiva, essa nova sede será inteiramente informatizada e poderá receber denúncias em tempo real.
Fonte: Prefeitura de Maricá